top of page

Veja 8 carreiras para quem quer trabalhar com reality show

Janeiro é o mês em que estreia o reality show mais famoso do país: o Big Brother Brasil. Neste ano, será apresentada a vigésima segunda edição do programa. E você, já pensou em se inscrever? Ou, pelo menos, em trabalhar na equipe do reality?

Se sim, veja 8 carreiras para quem quer trabalhar com reality show! Spoiler: há carreiras com diferentes formações, em diversas áreas! Sim, há várias oportunidades profissionais para quem quer trabalhar não apenas com audiovisual, em geral, mas com reality show, em específico!




1. Rádio e TV

A graduação em Rádio e TV pretende forma profissionais aptos a assumir diversas funções dentro de uma emissora de televisão, como coordenar ou cuidar da produção de programas jornalísticos, de humor ou reality show.

Isso porque o curso proporciona ao profissional da área uma perspectiva ampla sobre o funcionamento de uma emissora. No mercado de trabalho, o esse profissional pode gerenciar equipes de gravação, coordenar figurinistas e cenógrafos, além de acompanhar a contratação do elenco, os custos da produção, a programação, entre outras atividades.


2. Cinema Os profissionais formados em Cinema estão aptos a realizar produções para as telonas e também para os outros formatos audiovisuais, como séries, novelas, programas de auditório e reality show. O cineasta pode trabalhar na produção com a contratação de elenco, escrita de roteiro, análise do audiovisual, montagem do cenário, entre outras funções. Em geral, o cineasta trabalhar tanto com o elenco quanto com a parte técnica, fazendo uma ponte entre o que é visto e o que fica nos bastidores.

3. Jornalismo

O jornalista é um profissional apto a analisar e produzir roteiros de gravação, fazer entrevistas, conversar com diversos profissionais. Por isso, ao contrário do que alguns pensam, o jornalista pode trabalhar com produção audiovisual que não seja de um jornal, por exemplo, um programa de reality show.

Não por acaso, o reality mais conhecido do país, o BBB, teve apenas jornalistas entre os seus apresentadores fixos. Na graduação, aprende-se a apurar fatos, realizar entrevistas e gravações, entre outras técnicas que são requisitadas dentro de uma emissora.


4. Produção audiovisual

A graduação em produção audiovisual é do tipo tecnológica e forma profissionais capazes de acompanhar todas as etapas de um programa de TV, do planejamento à edição final. O produtor audiovisual pode cuidar da iluminação, do som, dos equipamentos técnicos, das condições de filmagem, entre outras funções.

Por isso, o produtor audiovisual pode trabalhar com cinema, jornalismo, programas de auditório e realitys shows.


5. Moda

O curso de moda forma o figurinista, profissional importante dentro de uma emissora de TV. Afinal, a roupa do elenco, sejam eles personagens ou apresentadores, compõe a identidade visual e carregam simbolismos, significados.

Desse modo, mesmo em um reality show, em que os participantes costumam usar a própria roupa, o figurinista é importante, pois os apresentadores costumam ser vestidos de acordo com os padrões estabelecidos pela produção, os próprios figurinistas.


6. Marketing

A graduação em Marketing é diversa, de modo que o profissional da área pode trabalhar em diferentes empresas. No caso das emissoras de televisão, há uma necessidade em saber quais são as preferências e os gostos da audiência.

Como os marqueteiros são profissionais aptos a elaborar e aplicar pesquisas de satisfação ou de aceitação de um produto, eles costumam ser requisitados pelas emissoras. Em um reality show há uma produção anterior ao programa, que deve identificar quais são os temas em alta e as tendências que podem ser aproveitadas.


7. Design

O design é um profissional capaz de assumir diversas funções em uma emissora de televisão. Isso porque há design gráfico, que são os responsáveis pela identidade visual dos programas, e os design de produto, que são os encarregados de criarem móveis, cenários, entre outros produtos que possam ser necessários para a produção de determinado programa.

Assim, em um programa de reality show, o design vai trabalhar em conjunto com o produtor audiovisual, cinegrafista, cenógrafo, entre outros membros da equipe.


8. Administração

O curso de Administração dificilmente é citado quando o assunto é trabalhar com reality show. Sim, é possível gostar de contas, de preencher planilhas e de fazer gestão de recursos humanos e trabalhar com entretenimento, em uma emissora de TV.

Isso porque dificilmente uma equipe completa de um reality show não terá, pelo menos, um administrador para cuidar de questões orçamentárias e de gestão da equipe de produção.

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page