top of page

Vamos ver aonde Ocidente leva sua falta de compromisso, diz Putin

Presidente russo, no entanto, apresenta a guerra na Ucrânia como parte de uma luta muito maior contra os Estados Unidos, que, segundo a elite do Kremlin, tem como objetivo dividir a Rússia


O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (5) que o Ocidente perdeu contato com a realidade por causa da guerra na Ucrânia e alertou que se seus líderes esqueceram de como fazer concessões, então o mundo teria que ver aonde leva tal arrogância.

Putin acusou o Ocidente de fomentar o conflito na Ucrânia, que classificou como parte de uma luta muito maior entre a Rússia e um Ocidente arrogante que, segundo ele, perdeu o sentido da realidade.


“Nossos interlocutores no Ocidente parecem ter esquecido completamente que existem conceitos como autocontenção razoável, compromissos, disposição para ceder a algo a fim de alcançar um resultado aceitável para todos”, disse Putin.

“Eles estão literalmente obcecados com apenas uma coisa: defender seus interesses a qualquer custo. Se essa for a escolha deles, vamos ver o que acontece”, afirmou Putin em uma reunião do Clube de Discussão Valdai, no resort de Sochi, no Mar Negro.


Enquanto ele falava, o rublo caiu abaixo de 100 por dólar norte-americano.

A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 desencadeou uma guerra que devastou áreas do leste e do sul da Ucrânia, matou ou feriu centenas de milhares de pessoas e provocou a maior ruptura nos laços da Rússia com o Ocidente em seis décadas.


O Ocidente classifica a guerra como o maior erro estratégico de Moscou desde a invasão soviética do Afeganistão em 1979, e os líderes ocidentais dizem que querem derrotar a Rússia nos campos de batalha da Ucrânia. Até o momento, uma contraofensiva ucraniana não conseguiu obter um grande sucesso territorial.

Putin, no entanto, apresenta a guerra como parte de uma luta muito maior contra os Estados Unidos, que, segundo a elite do Kremlin, tem como objetivo dividir a Rússia, apoderar-se de seus vastos recursos naturais e, em seguida, acertar as contas com a China.


O Ocidente, segundo ele, causou a guerra porque os Estados Unidos são um “hegemon” que se consideram o único árbitro da verdade no planeta.

“Nós não começamos a chamada guerra na Ucrânia. Pelo contrário, estamos tentando terminá-la”, disse Putin.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page