top of page

O que é preciso para ser um astrólogo?

Intérprete das estrelas. Essa foi uma das frases utilizadas por Rosana Ortiz, astróloga há 30 anos e professora de Astrologia há cerca de 25, para se referir ao trabalho do astrólogo.


A Astrologia busca interpretar a posição dos astros e compreender sua influência na vida dos seres humanos. Embora elementos como horóscopo e os signos do zodíaco façam parte dos estudos astrológicos, a profissão não se limita à previsões.

"O astrólogo vem querendo entender, mas também com aquele desejo bonito no coração de querer ajudar as pessoas a entenderem sua missão de vida, entenderem as questões do relacionamento e isso, eu posso dizer com tranquilidade, que a Astrologia nos dá. Aumenta o respeito, aumenta o entendimento que temos das pessoas, porque começamos a ver ali inúmeras configurações e o quão complexo é o mapa do céu no momento do nosso nascimento, e quão é entrelaçado o contato entre os planetas e a beleza que tem no céu. Da Vênus falar do amor, do Sol falar da nossa essência, da Lua falar das nossas emoções, do Eixo Nodal e do Meio Céu falar da nossa missão de vida, e de Marte falar do nosso empenho, do nosso vigor, dos elementos. Então tem toda uma configuração pra que a gente se aprofunde nisso", explica a astróloga Rosana.


O que é preciso para ser um astrólogo?

Para exercer a profissão de astrólogo, reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), é necessário ter conhecimentos técnicos sobre a Astrologia, os quais são adquiridos por meio da formação.

Embora não exista um curso de graduação de Astrologia, existem cursos básicos de formação, os quais são recomendados pela Secretaria do Trabalho.



Segundo Rosana, o único pré-requisito solicitado aos interessados na formação é ter concluído o Ensino Médio. Porém, ainda que não seja obrigatório, a astróloga dá destaque para outro aspecto importante: ter vontade de estudar. "Há muito conteúdo a ser estudado. Eu sempre digo que ser astrólogo é estudar todos os dias, para sempre, porque a gente sempre tem alguma coisa para se aprofundar", ressalta. "Geralmente as pessoas que buscam o curso são pessoas que têm essa necessidade de se aprofundar, têm uma sensibilidade e querem ajudar as pessoas", acrescenta.


Como funciona o curso de Astrologia?

O tempo de duração recomendado do curso é de 200 a 400 horas, mas tanto o tempo de formação quanto a metologia podem variar entre si. O curso inclui apostilas de estudos, exercícios e, no caso dos cursos a distância, vídeos on-line.

Dentre os conteúdos abordados, a astróloga menciona os seguintes:

  • Introdução à astrologia;

  • Signos;

  • Casas astrológicas;

  • Elementos;

  • Triplicidade;

  • Quadruplicidade;

  • Introdução aos planetas;

  • Eixos nodais;

  • Aspectos astrológicos;

  • Planetas retrógrados;

  • Ascendente;

  • Meio céu;

  • Ciclo místico dos signos;

  • Regência das casas astrológicas.

No curso oferecido pela astróloga Rosana Ortiz, além das aulas e exercícios, os alunos devem realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em até 18 meses após o término do curso - que possui duração média de um ano - para obter o certificado.


Após a formação, os profissionais podem trabalhar como autônomos, prestar consultorias, ministrar cursos e atuar em meios de comunicação.

"Você vai ter que unir o conhecimento com a questão do acolhimento. Acolher as pessoas, partir de um lugar de não julgamento, procurar entender. A maioria das vezes que as pessoas vêm nos procurar, está passando por algum problema, está passando por alguma transição. Está passando por rupturas, ou está num momento, crise existencial, então a astrologia ajuda muitíssimo nisso", esclarece Rosana.

7 visualizações
bottom of page