top of page

Novas imagens mostram o pouso da Odysseus; confira

Alunissagem ocorreu na última quinta-feira (26) em missão espacial da Nasa

Novas imagens impressionantes da espaçonave Odysseuso primeiro veículo dos Estados Unidos a alunissar (ou seja, pousar) suavemente na Lua em cinco décadas – foram divulgadas. As fotos mostram detalhes do pouso histórico na superfície lunar.

A Intuitive Machines, uma empresa baseada em Houston que desenvolveram a Odysseus, divulgou as fotos durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28).

Durante a coletiva, oficiais da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) e da Intuitive Machines informaram que a Odysseus está emitindo dados. Isso faz com que a missão espacial seja considerada um sucesso, apesar dos reveses significativos durante a dramática alunissagem (pouso na Lua).


Os responsáveis pela missão comemoraram o sucesso, aplaudindo “o trabalho magnífico que aquele módulo de pouso robusto e sortudo fez até a lua”, conforme informou Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines.

A espaçonave ainda estava transmitindo dados de seu local de descanso próximo ao polo sul da lua na tarde de quarta-feira (28).

Odysseus teve problemas de navegação nas horas que antecederam seu pouso na superfície lunar na última quinta-feira (22). E, quando o veículo chegou ao seu destino – pousando em uma cratera erodida perto do polo sul lunar, em grande parte inexplorado –, ele tropeçou na superfície, deixando a espaçonave inclinada de lado.

Essa informação foi divulgada pela Intuitive Machines na última sexta-feira (23).



Na coletiva de imprensa da Nasa e da Intuitive Machines na última sexta (23), o estado da espaçonave e de todos os seus instrumentos científicos ainda não estava claro.

Mas as autoridades revelaram nesta quarta-feira (28) que a espaçonave Odysseus superou as probabilidades – fornecendo dados de todos os seis instrumentos da Nasa, incluindo um observatório de câmera dupla adicionado a bordo pela empresa Canadensys Aerospace.

Muitos dos instrumentos a bordo da Odysseus foram projetados para coletar informações enquanto a espaçonave estava em trânsito para a Lua e durante os momentos cruciais da descida em direção à superfície lunar.

O Navigation Doppler Lidar da Nasa, ou NDL, por exemplo, deixou de ser um instrumento experimental em um voo de teste para se tornar um instrumento crítico para salvar a missão nas horas finais antes da Odysseus alunissar.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page