top of page

Ideias para trabalhar autônomo: descubra qual o trabalho ideal para você

O sonho de ser seu próprio patrão faz parte dos objetivos de muitas pessoas. Seja motivado pela independência ou resultado de más experiências e frustrações, o trabalho autônomo pode ser a melhor opção para diversos profissionais, em quase todas as áreas do mercado de trabalho.

Se você pretende trabalhar de maneira autônoma, agregando a sua área de atuação ou buscando novas possibilidades de geração de renda, vamos te mostrar algumas opções que poderão te auxiliar nesta jornada. O que é trabalho autônomo? Trabalho autônomo é todo trabalho exercido por um profissional de maneira liberal sem vínculo empregatício com uma organização. Esse tipo de trabalho dá autonomia profissional e financeira ao indivíduo, permitindo que ele adapte sua jornada e define quais atividades ele irá desempenhar.

Benefícios de trabalhar em casa Com a pandemia, a possibilidade de trabalhar em casa, em sistema de home office, ficou mais palpável para muitos profissionais. Assim como o trabalho presencial, existem pontos positivos e negativos dessa modalidade.

Pontos positivos Um dos benefícios de trabalhar em casa que todo profissional procura é a flexibilidade, que permite que o indivíduo organize seu tempo de trabalho e adapte sua rotina pessoal à profissional. Outro ponto é a economia gerada quando o deslocamento e a alimentação fora de casa não são necessários e o conforto que o trabalho em casa pode propiciar.

Pontos negativos Um dos primeiros pontos de atenção para quem quer trabalhar fora de casa é a possibilidade de distração. Diferente do trabalho presencial, no home office, a vida pessoal e profissional estão em interação com o tempo, o que pode ser difícil de administrar para alguns indivíduos. Definir um horário de trabalho e separar momentos onde a atenção deverá ser totalmente voltada a ele é outro desafio.

Ideias de trabalho autônomo Da confeitaria à redação textual, são inúmeras as possibilidades de trabalho autônomo. Confira abaixo algumas dessas opções que podem encaixar perfeitamente em seus objetivos. Trabalhos na Internet Se antes o acesso à internet era diretamente ligado ao entretenimento, hoje, cada vez mais os profissionais procuram maneiras de atuar utilizando essa ferramenta de maneira integral.

Afiliado Digital O afiliado digital utiliza seus canais de comunicação digital para realizar a divulgação de produtos e oportunidades, recompensado por essa tarefa. Conversão de acessos, leads e respostas em formulários podem ser objetivos sobre os quais o afiliado digital pode trabalhar.

Venda de Infoprodutos Produtos totalmente digitais e que buscam ensinar ou transmitir algum conhecimento, os infoprodutos são uma possibilidade de atuação para profissionais de diversas áreas. E-books, podcasts, audioguias ou videoaulas podem ser oferecidos a diversos clientes sem sair de casa.

Revenda de produtos A revenda de produtos tradicionais, de todos os segmentos, podem ser realizadas de maneira totalmente digital. Com a internet, divulgar, abordar e efetivar a venda de produtos produzidos por outras empresas pode ser mais compensatório, atingindo valores dificilmente alcançáveis de maneira presencial.

Dropshipping Tipo de revenda onde o intermediário do processo não mantém estoque ou acesso direto ao produto, o dropshipping pode ser uma boa oportunidade para profissionais com boa capacidade de venda. Nele, o papel do profissional será intermediar o processo de venda, sendo a ponte entre o produtor e o cliente.

E-commerce Com foco na venda e atendimento ao cliente de maneira totalmente digital, um e-commerce é mais que uma loja virtual. Nele, todo um organismo de comunicação e divulgação de produtos são empenhados como maneira complementar à venda.

Freelancer Captando clientes e gerindo projetos de maneira independente, muitos profissionais têm como objetivo tornar-se freelancer, visto as possibilidades acessadas ao trabalhar com diferentes segmentos e atendendo demandas de diversas empresas.

Redator de blogs Com a solidificação da presença digital, a necessidade de manter conteúdo atualizado tem sido observada por diversas organizações. É nesse ambiente que o trabalho do redator é procurado, sendo uma excelente oportunidade.

Copywriting Ligado ao marketing, a criação de textos persuasivos e com foco na conversão está em constante crescimento. Profissionais com conhecimentos de SEO e ferramentas de edição textual não encontram dificuldade em conseguir atuar como freelancer.

Professor particular A digitalização de uma das principais profissões do mundo é uma boa oportunidade para aumentar o número de alunos e permitir o trabalho autônomo fora do ambiente acadêmico tradicional.

Social Media Instagram, Facebook, TikTok e todas as outras plataformas de interação social, são locais onde muitas empresas querem estar e tornar-se relevantes. O papel do social media é trabalhar para que isso aconteça de maneira orgânica e possibilitando que likes e comentários tornem-se capital.

Consultor Em diversos ramos o profissional capaz de prestar consultoria e colocar sua experiência a serviço de uma organização conseguirá atuar de maneira freelancer sem grandes dificuldades. Alinhado à presença digital, a carteira de clientes de consultores estará sempre cheia.

Editor de fotos e vídeos Os profissionais que dominam ferramentas de edição podem trabalhar com empresas e contratantes de diversos segmentos. Estar atento às tendências e novos softwares de edição farão com que o trabalho deste freelancer seja procurado com constância.

Designer Atuar com a criação de uma identidade visual ou campanha específica pode ser uma boa oportunidade para os designers. Seja em contato direto com o cliente ou através do intermédio de agências, não faltam oportunidades para este profissional.

Trabalhar por conta própria Para os profissionais com menor afinidade com a internet, mas com vontade de trabalhar por conta própria, existem diversas opções de atuação autônoma que podem te ajudar a manter uma renda de maneira liberal e independente.

Fazer comida para vender Setor que nunca apresenta crise, a venda de alimentos é aposta certeira de lucro, seja com um pequeno espaço ou utilizando ferramentas digitais para divulgação dos produtos.

Abrir uma franquia Se você tem disponibilidade para investir em uma marca já conhecida, apostar em uma franquia pode ser uma boa oportunidade. De redes de lanchonetes a serviços, existem oportunidades que cabem em diversas realidades.

Trabalhar como motorista de Aplicativo Utilizado por muitos profissionais como uma possibilidade de renda extra, atuar como motorista de aplicativo em tempo integral pode render remuneração maior que muitas categorias. Hoje, cada vez mais as plataformas buscam oferecer segurança ao motorista e ao passageiro, popularizando esse tipo de trabalho autônomo.

Criar um brechó (online) A conscientização sobre a produção de roupas em massa e o apreço pelas peças vintages fez com que muitas pessoas vissem nos brechós uma oportunidade de atuação. Nas redes sociais não faltam lojas de roupas usadas que vendem de maneira digital para todas as partes do país. Fazer trabalhos manuais (artesanato)

Lembrancinhas, crochê ou pixel art. Os trabalhos manuais podem ser uma excelente fonte de renda para quem tem habilidade e consegue trabalhar com uma técnica de artesanato, fazendo suas vendas e conquistando sua autonomia.

Consertar e customizar roupas A preocupação com a qualidade e manutenção de roupas nos leva a outra oportunidade de negócio: o conserto e customização de roupas. A procura por costureiras e profissionais que conseguem dar uma nova cara a uma velha peça de roupa segue em crescimento constante.

Fazer delivery por aplicativos Utilizar aplicativos como vitrine e ponto de venda de sua loja de delivery pode ser uma boa pedida para começar a trabalhar de maneira autônoma. Com a popularização dessas plataformas, hoje esse formato não se restringe apenas a gêneros alimentícios.

Trabalhar com confeitaria Outro segmento que tem demanda estável em todas as épocas do ano, a confeitaria pode ser uma boa oportunidade para quem quer trabalhar de maneira autônoma. Investir em novos produtos e surfar nas tendências é importante para que você consiga aumentar seus lucros e manter seus clientes interessados em seus doces.

0 visualização
bottom of page