top of page

Conheça o curso de Licenciatura plena em pedagogia

Independente do meio social em que estamos inseridos, a educação sem sombra de dúvidas é transformadora em todos eles. Ela muda o nosso jeito de pensar e ver o universo e nos dá a oportunidade de ascender socialmente e sonhar com um mundo melhor. Dentre os cursos da área da educação, um que nos perpassa desde que somos crianças é a licenciatura em pedagogia.


De acordo com os dados do último Censo da Educação Superior (2020), pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a graduação em pedagogia é o curso com o maior número de alunos matriculados nas instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Além disso, esta pesquisa revela que dentre as licenciaturas, o curso de Pedagogia é responsável por quase metade dos alunos matriculados (49,1%), o que representa mais de 815 mil alunos.

Mas se engana quem pensa que o licenciado em pedagogia está restringindo à sala de aula, e é para sanar essa e outras questões que você tenha sobre esta faculdade que preparamos este artigo.


O que é licenciatura plena?

Antes de chegar neste conceito, é preciso que expliquemos do que se trata uma licenciatura. A licenciatura nada mais é do que um formato de grau acadêmico, assim como tem o tecnológo e o bacharelado, que habilita os profissionais a atuarem como professores na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.

Atualmente, existem diversos cursos que formam esses profissionais, como Química, Física, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas e a própria Pedagogia. Antigamente, para que fosse atendida uma nova demanda de professores, principalmente nas regiões mais carentes desses profissionais, acreditava-se que era necessário uma formação mais rápida dos docentes, sendo assim, por meio da Lei nº 5.692/71 criou-se uma “licenciatura curta” que habilitava os profissionais a darem aulas para estudantes de todo Ensino Fundamental. De forma que a licenciatura curta diferenciava-se da licenciatura plena por ter uma duração mais rápida, já que a última exigia uma carga horária de 180 horas de graduação, formando profissionais mais capacitados, devido ao fato de contarem com mais tempo para se dedicarem aos estudos e pesquisas. Desde sua criação, a licenciatura curta sempre foi bastante criticada por especialistas da área da educação, principalmente por levarem profissionais com formação mais deficitária às salas de aulas, o que culminou na extinção deste tipo de formação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, o que transformou todo esta forma de graduação em licenciatura plena, embora hoje a terminologia “plena” esteja praticamente em desuso no meio acadêmico.

Qual é a diferença entre licenciatura e licenciatura plena? Com a extinção das licenciaturas curtas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996, atualmente, não se graduam mais pessoas em licenciaturas não plenas, ou seja, o grau expresso no diploma dos licenciandos é apenas Licenciatura, sem a palavra “plena”. Portanto, hoje toda licenciatura é uma licenciatura plena. Como funciona a licenciatura plena em Pedagogia? O curso de licenciatura em pedagogia é uma graduação de quatro anos que conta com uma carga horária mínima de 3.200 horas conforme as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). A graduação é oferecida em mais de 1500 faculdades, dentre instituições públicas e privadas de todo o país, e habilita o licenciado a dar aulas na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. No meio de tantas possibilidades de atuação profissional, caso a escolha do futuro pedagogo seja por se tornar um professor de crianças, ele será um dos principais responsáveis pelos processos de alfabetização e psicomotor que contribuirá no desenvolvimento infantil do seu aluno. Por esta e outras razões, durante a graduação, o estudante de pedagogia entra em contato com a presença de conteúdos que vão auxiliá-lo neste sentido desde o primeiro ano.

15 visualizações
bottom of page