top of page

Ações com pior desempenho de Wall Street em 2022 lideram ganhos em 2023

Alguns analistas temem que, se o mercado de ações continuar tão agitado, pressionará o Fed a continuar aumentando as taxas de juros de forma muito mais agressiva do que os investidores esperam

As ações terminaram em baixa na segunda-feira (30), após uma sólida recuperação na semana passada. Os investidores podem estar nervosos antes da grande reunião do Federal Reserve desta semana, de uma enxurrada de lucros das principais empresas de tecnologia com os balanços trimestrais e do relatório de empregos nos Estados Unidos a ser divulgado na sexta-feira (3).

O Dow caiu mais de 260 pontos, ou 0,8%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq caíram 1,3% e 2%. Ainda assim, ainda foi um começo de ano sólido para o mercado – e muitos dos perdedores do ano passado lideraram o caminho em Wall Street até agora em janeiro.

O setor de comunicações, com suas muitas empresas de tecnologia e mídia fortemente atingidas, é o grupo de mercado com melhor desempenho até agora em 2023: subiu quase 10%, de acordo com dados da S&P Global Market Intelligence. Foi o setor com pior desempenho em 2022, caindo 40%.

A proprietária da CNN, Warner Bros. Discovery, que caiu quase 60% no ano passado, subiu mais de 50% até agora em 2023 e é o melhor desempenho no S&P 500.

Várias outras empresas de mídia, antigas e novas, também ressurgiram este mês. A Paramount, proprietária da CBS, subiu 35%. A Disney aumentou cerca de 25%.

A Netflix ganhou mais de 20%. As ações das Meta Platforms, proprietárias do Facebook e do Instagram, também subiram mais de 20%.

As ações de consumo discricionário, que incluem muitos varejistas e montadoras, também tiveram uma recuperação impressionante após a queda no ano passado. O setor teve o segundo pior desempenho em 2022, com uma perda de cerca de 38%.

Basta olhar para Tesla. A gigante dos veículos elétricos de Elon Musk subiu mais de 35%. Ele também teve um 2022 miserável, perdendo quase dois terços de seu valor no ano passado.

Os investidores parecem estar comprando esperanças de que o Fed continuará reduzindo o tamanho de seus aumentos de juros após vários aumentos historicamente grandes no ano passado e possivelmente até mesmo uma pausa no final deste ano.

Cada vez mais, o sentimento é de que a economia pode acabar caminhando para o chamado pouso suave: uma desaceleração, mas não uma recessão total.

Essas esperanças impulsionaram outras ações de consumo. Amazon subiu cerca de 20% este ano. Os proprietários de linhas de cruzeiro Carnival, Royal Caribbean e Norwegian estão entre os melhores desempenhos no S&P 500. Assim como as ações das empresas de cassino Caesars, Wynn, Las Vegas Sands e MGM.

Bolhas?

Ainda assim, alguns investidores estão preocupados que a recuperação do mercado deste ano seja assustadoramente reminiscente de bolhas de mercado anteriores.

Isso porque não são apenas as empresas de qualidade que estão ganhando. O ressurgimento também é claro nos estoques de ações memes. GameStop subiu quase 15%. A cadeia de cinemas AMC subiu cerca de 25%.

A corretora de criptomoedas Coinbase disparou quase 60%, apesar do colapso da rival FTX e do próprio anúncio da Coinbase de demissões em massa. A Coinbase foi impulsionada por uma recuperação nos preços do bitcoin.

Depois, há empresas como Bed Bath & Beyond e Carvana, ambas as quais tiveram ganhos sólidos este ano, embora haja rumores de possíveis pedidos de falência. Mesmo que essas empresas evitem o Capítulo 11 , fica claro que elas estão com dificuldades financeiras.

“Vimos a especulação voltar à tona”, disse Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers, em um relatório recente. Sosnick, sem medir palavras, chamou a recuperação desses tipos de empresas de “voo para a porcaria”.

Outros temem que, se o mercado de ações continuar tão agitado, isso pressionará o Fed a continuar aumentando as taxas de forma muito mais agressiva do que os investidores esperam.

“O colapso das ações em janeiro não vai durar e quanto mais exuberante o mercado ficar, maior a probabilidade O Fed será mais agressivo com aumentos de juros”, disse David Trainer, CEO da New Constructs, uma empresa de pesquisa de investimentos, em um relatório.

“A maioria dos investidores não percebe que o Fed também precisa combater a inflação no mercado de ações”, acrescentou Trainer. “Isso significa que os investidores precisam comprar ações com bons fundamentos e fluxos de caixa reais e vender as ações sem lucro e baseadas em narrativas que dominaram as manchetes nos últimos anos.”

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page