top of page

Entenda por que Jamie Dornan teve sintomas de infarto em incidente com taturana

O ator entrou em contato com a lagarta durante partida de golfe e sentiu formigamento no braço; entenda a relação

O ator Jamie Dornan, de “Cinquenta Tons de Cinza”, foi hospitalizado após sentir “formigamento na mão esquerda” depois de ter tido contato com taturanas.


Durante sua participação no programa “The Good, the Bad and the Unexpected“, da rede BBC, o galã de 41 anos comentou que foi exposto às cerdas urticantes das lagartas enquanto estava em uma partida de golfe com seu amigo, o jornalista escocês Gordon Smart.

Acidentes com lagartas, como a taturana, são relativamente comuns em ambientes com muita vegetação e árvores e costumam ocorrer, principalmente, com crianças. Os incidentes acontecem através do contato das cerdas urticantes com a pele durante a fase larval de mariposas. As demais fases – pupa, ovo e adulto – são inofensivas.


“A única defesa que esses animais têm são os pelos, que são preenchidos por veneno. Esse veneno tem que agir muito rápido, se não eles seriam devorados pelas suas presas. Então, ao ter contato com essas cerdas, gera uma dor muito intensa”, explica Vidal Haddad Junior, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, à CNN.


Por que ocorrem sintomas parecidos aos de ataque cardíaco?

O contato com as cerdas urticantes pode causar dor e queimaduras na região afetada, já que possuem venenos que causam reações diversas no corpo.


No caso do ator Jamie Dornan, a região do braço esquerdo ficou adormecida e esse também é um dos sinais de infarto. Nos ataques cardíacos, a dor no peito pode irradiar para os membros superiores, causando formigamento e dor nos braços, ombros e costas.


“A dor é tão intensa que, por si só, pode causar formigamento no braço e formar ínguas nas axilas, que é o que chamamos de adenopatia. Também pode acelerar os batimentos cardíacos e causar falta de ar”, esclarece Vidal.


Porém, no geral, as queimaduras por lagartas não apresentam riscos graves à saúde, segundo o especialista. A única exceção é a lagarta do gênero Lonomia, que pode causar hemorragias em até seis horas após o contato com o animal. “Mas isso é muito raro e não é comum em áreas urbanas”, afirma.


O que fazer ao sofrer um acidente com lagartas? E o que não fazer?

Ao ter contato com as cerdas urticantes de lagartas, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Lavar o local da picada com água fria e sabão;

  • Buscar atendimento médico em um serviço de saúde mais próximo;

  • Evitar aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a área afetada, para não provocar infecções;

  • Não coçar o local;

  • Evitar aplicar álcool ou outros medicamentos na região sem indicação médica.

“O tratamento inclui o uso de anestesias locais, para aliviar a dor, repouso e uso de analgésico via oral. Também podem ser usadas compressas frias”, explica Vidal.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page