top of page

Como se tornar uma atriz?

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) descreve a carreira de ator ou de atriz como aqueles que “interpretam e representam um personagem, uma situação ou ideia, diante de um público ou diante das câmeras e microfones, a partir de improvisação ou de um suporte de criação, como texto e cenário, e com o auxílio de técnicas de expressão gestual e vocal.

Para quem assiste uma novela ou filme pode até parecer fácil e simples desenvolver esse trabalho, mas a verdade é que a profissão de atriz exige muito estudo, dedicação, técnica e outras habilidades para se tornar um bom profissional e se destacar no mercado de trabalho. Se você tem curiosidade ou tem o sonho de trabalhar como atriz, continue a leitura para entender o que é necessário fazer para atuar profissionalmente, saber o salário e outras informações relevantes sobre essa carreira.

Como se tornar uma atriz? Para atuar como atriz não é necessário ter um diploma de curso superior, mas é comum que os profissionais que desejam atuar nessa área façam a graduação em Teatro ou em Artes Cênicas. Com essa formação é possível desenvolver as competências necessárias que a profissão exige e assim se preparar melhor para o mercado de trabalho. Segundo a CBO, apesar de não existir a obrigatoriedade de diploma, é desejável que a atriz faça pelo menos um curso profissionalizante na área de artes ou do teatro com a carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. Ainda de acordo com a CBO, é na prática, junto com um grupo com o qual possa trocar experiências, exercitando o trabalho, que o ator completa sua formação”. Mas um ponto importante é que para conseguir atuar como atriz de maneira profissional é necessário ter o registro profissional, o DRT. Assim como os médicos possuem o CRM e os dentistas o CRO, a atriz precisa desse documento para garantir a qualidade do trabalho e certificar a sua formação na carreira. O DRT é emitido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), órgão que regulamenta as atividades artísticas no país. Para obter o registro, a atriz precisa cumprir uma carga horária de atividades, que variam de acordo com cada estado do país. Essa é a melhor maneira de comprovar as experiências e os cursos, de graduação, profissionalizantes ou livres, realizados pela profissional. A emissão do DRT é uma das formas de comprovar que a atriz se dedica à carreira de forma profissional e não amadora, além de ser a porta de entrada para trabalhar em grandes projetos, emissoras e conquistar reconhecimento e bons salários.

Áreas de atuação de uma atriz A atriz pode atuar em interpretação de novelas, comerciais de televisão, peças de teatro, peças publicitárias, cinema, rádio, filmes e séries. Além disso, também é possível trabalhar com dublagens, mímicas e com contação de histórias. Uma outra opção de atuação para as atrizes é trabalhar na direção e supervisão de uma peça, criação de roteiros e de produções artísticas, desenvolvimento de críticas de artes, redação de peças teatrais e administração de uma apresentação. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), uma das principais características da profissão é o trabalho em grupo. Além disso, o trabalho de uma atriz muitas vezes é multifuncional, ou seja, a atuação pode acontecer em diversos veículos de comunicação e em diferentes contextos, como em eventos, atividades terapêuticas diversas, atividades recreativas e outras ligadas à cultura, ensino e pesquisa. Ainda de acordo com a CBO, a atriz precisa ter em mente que o trabalho pode ser realizado em horários noturnos ou irregulares. Quais habilidades que uma atriz precisa ter? Como uma atriz pode desenvolver trabalhos simultâneos e em diferentes formatos, é importante ter em mente que a profissional precisa ser versátil, o que exige sair da zona de conforto em muitos casos e interpretar personagens que variam de um trabalho para o outro. Se você pretende se tornar uma atriz, veja as habilidades necessárias para conseguir atuar da melhor maneira possível. Os tópicos foram baseados em características listadas no blog da Escola de Atores Wolf Maya.

  • Sensibilidade

  • Organização

  • Dinamismo

  • Curiosidade

  • Disposição

  • Compromisso

  • Facilidade para trabalhar em equipe

  • Saber ouvir e ter humildade para receber críticas

  • Capacidade para memorizar textos

  • Ter consciência corporal

  • Cuidar da saúde mental

  • Realizar pesquisas para desenvolver os personagens

Salário de uma atriz Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de uma atriz gira em torno de R$6000,00, e o teto salarial pode chegar a R$34.861,87, considerando uma jornada de trabalho de 37 horas semanais. Mas é importante lembrar que a remuneração varia de acordo com a experiência profissional, região do país e principalmente com a empresa contratante. Se a atriz for contratada para trabalhar em uma grande empresa e desenvolver um grande, com certeza o salário será ainda maior. Além disso, o salário varia conforme o tipo de trabalho a ser executado, ou seja, se é um comercial, uma papel de figurante ou protagonista de uma novela. Os salários são muito atrativos, mas para conquistar uma boa remuneração é necessário muito estudo e dedicação para aprimorar as técnicas e as habilidades que a profissão exige.

0 visualização
bottom of page