top of page

Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos

Iniciar uma graduação corresponde a uma etapa da vida importante para muitas pessoas. Muito mais do que um curso, a formação no ensino superior significa a possibilidade de começar uma nova jornada profissional ou se especializar em uma área na qual o indivíduo já atua.

Para aqueles que têm pressa ou não dispõe de tanto tempo para se dedicar a essa formação, é possível investir em cursos um pouco mais rápidos e que focam em aspectos práticos de uma profissão, dando ao diplomado todas as ferramentas necessárias à sua atuação. Tipos de cursos No Brasil, existem basicamente três tipos de cursos no ensino superior. Cada um deles possui características distintas e, por esse motivo, são destinados a perfis de alunos diferentes. Conheça abaixo um pouco mais sobre o bacharelado, a licenciatura e os tecnólogos.

Bacharelado Um curso de bacharelado se debruça sobre aspectos práticos e teóricos de uma área do conhecimento, dando ao estudante conhecimentos amplos sobre este assunto e permitindo que ele comece sua formação específica. Geralmente, os cursos de bacharelado duram entre três e seis anos e contam com uma extensa grade curricular.

Licenciatura Os cursos de licenciatura tem como foco a formação de professores para atuarem nos níveis básicos do ensino regular. Com disciplinas ligadas à prática pedagógica e significativa carga horária de estágio obrigatório, o aluno que cursa uma licenciatura costuma ter como objetivo a atuação em sala de aula. A duração média das licenciaturas varia entre três e cinco anos.

Tecnólogo Voltados ao mercado de trabalho, os cursos tecnólogos têm duração média de dois anos e assim como os bacharelados e as licenciaturas, são formações de ensino superior que permitem ao aluno o ingresso em uma pós-graduação, por exemplo. A grade curricular dos cursos tecnólogos costuma ser mais robusta em conteúdos ligados à prática profissional, mas não deixam de apresentar aos alunos teorias importantes para a sua formação.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Apaixonados por tecnologia podem se aventurar em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando em uma das profissões com maiores taxas de empregabilidade e salários bem atrativos. Durante o curso, que costuma durar três anos, o aluno verá conteúdos que o ajudarão a planejar, projetar, testar e implementar sistemas computacionais e softwares.

Dev Back-End O Desenvolvedor Back-End é o profissional responsável pelo fluxo de dados entre um sistema e o seu servidor, se debruçando sobre os códigos que fazem com que um software, aplicativo ou plataforma, funcione. O curso superior destinado aos que almejam trabalhar com essas responsabilidades possuem diversas características em comum com outros cursos de tecnologia, com disciplinas como linguagem de programação e lógica computacional.

Dev Web Encarregado pela concepção, criação e manutenção de sites e plataformas, o Desenvolvedor Web constrói códigos e torna um emaranhado de dados confortáveis para navegação dos usuários. Existem diversos cursos destinados a essa área, que podem focar em uma linguagem ou fornecer ao estudante uma visão ampla de diversas ferramentas.

Ciências de Dados Em constante crescimento nos últimos anos, as oportunidades de atuação para os Cientistas de Dados não faltam. Os estudantes desse curso tecnológico, que tem duração média de cinco semestres, verão disciplinas como pensamento computacional, gerenciamento de projetos e linguagem de programação.

Estética e Cosmética Com duração média de dois anos, o curso tecnológico de Estética e Cosmética apresenta ao aluno conteúdos teóricos e práticos essenciais à sua prática profissional. Com disciplinas como anatomia, cosmetologia e patologia, o estudante terá contato com conteúdos que o auxiliarão a entender e realizar procedimentos empregando diversas técnicas e tratamentos.

Design de Moda Destinado aos indivíduos que desejam trabalhar com a criação e produção de roupas e acessórios, o curso tecnológico de Design de Moda tem duração média de dois anos. Nele, os alunos aprenderão aspectos como a criação de coleções, desenvolvimento de produtos e modelagem do vestuário.

Logística Entender e aprimorar questões ligadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, transporte a abastecimento por diversos modais são elementos estudados durante o curso de Logística. Com aspectos de administração e engenharia, este curso possibilitará ao diplomado o ingresso em diversas organizações, ao nível nacional e internacional.

Marketing Com a digitalização dos processos de divulgação, venda e negociação, cada vez mais o profissional de marketing é requisitado e valorizado nas organizações. Trabalhando de maneira autônoma ou com vínculo empregatício, os estudantes de Marketing costumam ser inseridos no mercado de trabalho ainda no estágio. Radiologia Especialista nos processos de aplicação da radiação com objetivo de realizar diagnósticos, o profissional de Radiologia costuma ser procurado por hospitais, clínicas e centros especializados em imagem. Com duração de dois anos, este tecnólogo estudou os diversos exames que empregam a radiação, estudando ainda elementos relacionados à segurança dos pacientes e à anatomia humana.

Comércio Externo Também conhecido como Comércio Exterior, os estudantes deste curso verão durante sua formação todas as informações necessárias para sua atuação mercadológica em negociações entre um ou mais países. Com o fortalecimento da globalização, conhecimentos sobre esse tipo de mercado são necessários a todas as organizações que pretendem expandir seus negócios.

Empreendedorismo Em uma vertente da Administração, o curso de Empreendedorismo dará ao estudante todas as ferramentas necessárias para sua investida na criação de um próprio negócio ou para sua atuação em prol de um terceiro. Disciplinas ligadas a gestão, ao direito e aos processos gerenciais irão compor a disciplina deste curso, com duração média de dois anos.

Agronegócio Focado na administração de negócios ligados ao setor rural, o estudante do curso tecnológico de Agronegócio verá disciplinas como produção vegetal, economia, marketing e demais conteúdos voltados a agricultura e pecuária. Empresas agrícolas e organizações da agroindústria representam os principais postos de trabalho deste profissional.

Gestão Hospitalar Responsável pela administração dos diversos setores observados em unidades hospitalares, esse profissional estudara conteúdos ligados a gestão de pessoas, hotelaria e arquitetura hospitalar, com elementos da gestão focados nesses negócios. A duração média do curso tecnólogo em Gestão Hospitalar é de dois anos, com, em alguns casos, estágio curricular obrigatório.

3 visualizações
bottom of page