Após terminar o ensino médio, é normal que muitos estudantes tenham dúvida do que fazer a seguir. Afinal, um grande ciclo se encerrou e é hora de partir para novos caminhos e consequentemente, novos desafios.
Depois de concluir seus estudos no ensino médio, saiba que há um mundo de opções, que podem ser feitas inclusive ao mesmo tempo: entrar na faculdade, fazer um curso técnico, começar a trabalhar, estudar para concurso, ou até mesmo fazer um intercâmbio.
Importante ressaltar que nenhuma escolha é melhor ou pior que a outra, já que cada pessoa é única e possui ambições e sonhos distintos. Fazer um curso superior, por exemplo, é uma das opções mais buscadas, visto que ter uma faculdade permite estudar a área que gosta e abre as portas para bons empregos.
Cursos para fazer depois do ensino médio
Se você terminou o ensino médio e tem desejo de fazer faculdade, sabia que existem diferentes tipos de cursos, com objetivos diversos? Abaixo você entende como é cada um e confere alguns cursos disponíveis em cada modalidade.
Cursos tecnólogos
Também conhecido como graduação tecnológica, o curso tecnólogo é um tipo de graduação, assim como bacharelado e licenciatura. A diferença é que o curso se destina a quem deseja ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, com um conteúdo mais específico e prático.
Além disso, o curso tecnólogo normalmente tem uma duração menor que os tradicionais bacharelado e licenciatura, com a formação tendo cerca de 2 anos. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os cursos tecnólogos mais procurados são:
Gastronomia;
Automação industrial;
Análise e desenvolvimento de sistemas;
Radiologia;
Gestão de recursos humanos.
Cursos de bacharelado
Os cursos de graduação no formato de bacharelado são cursos com uma duração maior, com cerca de quatro a cinco anos. Ao se formarem, os estudantes desse curso se tornam bacharéis em determinada área.
A grande diferença entre os cursos bacharelados e de licenciatura está na atuação no mercado de trabalho após a formação. Os bacharelados são voltados para o trabalho em empresas, indústrias e comércios no geral. Já os cursos de licenciatura formam profissionais para atuar dentro da sala de aula, como professores daquela área em escolas, institutos e universidades.
Os 10 bacharelados mais cursados do Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior, realizado a partir de dados do MEC, são:
Pedagogia
Administração
Direito
Contabilidade
Enfermagem
Gestão de pessoas
Sistemas de Informação
Educação Física
Psicologia
Logística
Curso de licenciatura
Como já visto, os cursos superiores de licenciatura são voltados para quem deseja seguir carreira acadêmica e se tornar um professor daquela área. Geralmente, os cursos de licenciatura tem uma duração parecida com os de bacharelado, com cerca de 4 anos de formação.
Dentre todos os cursos de licenciatura, alguns se destacam e recebem as melhores notas, de acordo com o Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro
Confira abaixo quais são os melhores cursos de licenciatura do país, segundo o Guia da Faculdade:
Letras
Matemática
História
Educação Física
Ciências Biológicas
Física
Geografia
Química
Artes Visuais
Além disso, é válido lembrar que existe a opção de fazer uma faculdade a distância (EaD), cujo o diploma também é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Cursos nessa modalidade são bem indicados para quem trabalha durante o dia, por exemplo, ou não dispõe de muito tempo na rotina para se locomover até a faculdade.
Quer fazer faculdade com bolsa? Se você quer iniciar um curso superior e não pagar tão caro, temos uma ótima notícia. A UNIFF oferta bolsas de estudo de até 80% para graduação em diversos cursos! Ou seja, você encontra o curso que deseja, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo e ainda paga mais barato nas mensalidades!
Comments