top of page

Profissões em alta na área de Finanças

Quinta-feira é dia de série textual sobre profissões na UNIFF e o tema da edição de hoje (13/04) aborda as profissões em alta na área de Finanças. As atuações profissionais listadas neste texto estão presentes no Guia de Profissões, conjunto de páginas sobre carreiras e passos dentro das trajetórias profissionais. No mercado financeiro, os profissionais podem atuar individualmente, em empresas, ações de consultorias e assistência técnica para pessoas físicas ou jurídicas. Mas antes de iniciarmos o texto de hoje, veja a publicação da semana passada sobre 10 profissões na área de Transportes que talvez você não conheça. Temos certeza que você vai se surpreender com as profissões mencionadas. Agora sim, após a dica sobre profissões e transportes, vamos ao texto de hoje. Boa leitura para você!


Analista financeiro O analista financeiro tem como responsabilidade planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Este profissional está apto ao trabalho com a rentabilidade de contas e investimentos. Além disso, o analista financeiro pode verificar a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos. A responsabilidade deste profissional pode abranger diversas ações como, por exemplo, os balanços, negociações, cotações, extratos bancários, pagamentos de contas, impostos e demais serviços burocráticos relacionados ao controle financeiro. De acordo com a página da profissão, um analista financeiro precisa ter habilidade com gestão de números, matemática financeira, leis, deveres tributários e elaboração de relatórios descritivos e críticos. Além disso, o profissional precisa ser organizado, detalhista, possuir habilidades analíticas e estar atento aos prazos.

Assistente financeiro O assistente financeiro está presente em ações de controle das contas e do fluxo de caixa da empresa. Este profissional também pode auxiliar no levantamento de impostos e no lançamento de notas fiscais; além da avaliação de custos e atualização de planilhas, consulta e análises de crédito. A atuação do assistente financeiro pode ocorrer em quaisquer empresas do setor de negócios e finanças. Em geral, os estudantes (ou graduados) dos cursos de Administração ou Ciências Contábeis atuam nesta área. Afinal, as ações de um assistente financeiro podem transitar entre as áreas administrativas e financeiras de uma empresa.


Bancário

Este profissional é frequentemente associado com o atendimento ao público. Entretanto, de acordo com a página da profissão, o bancário pode realizar diversas atividades administrativas dentro do seu emprego. A abertura de contas, as informações sobre cartões de crédito, o fechamento de caixas e a contagem de dinheiro nas transações feitas no cotidiano do bancário. Vale destacar que os concursos públicos para bancário, geralmente, requerem o ensino médio completo aos interessados. Entretanto, as instituições financeiras solicitam estudantes e/ou graduados para inserção em programas de estágio e trainee. Além de estudantes ou formados nas áreas da Engenharia, os alunos de Administração de Empresas, Direito, Marketing, Comunicação, Tecnologia da Informação e Contabilidade podem também ser contemplados com as oportunidades na área.


Comprador O comprador é um funcionário vital para empresas e indústrias, pois o profissional possui responsabilidades compra de equipamentos, materiais, insumos e matérias-primas para garantir o pleno funcionamento da produção da empresa ou da indústria em que atua. No mercado de trabalho, este profissional deve possuir uma visão estratégica das necessidades da empresa e também dos clientes. Durante a sua atuação profissional, há necessidade do desenvolvimento de parcerias e busca de novos fornecedores, portanto, sua atuação demanda habilidades com negociação, persuasão e bom relacionamento. Consultor financeiro Este profissional possui habilidade para elaborar relatórios/diagnósticos, além de desenvolver estratégias para auxiliar na gestão dos recursos. Alguns dos propósitos de sua atuação podem abranger o atingimento de metas de lucratividade ou a ampliação dos recursos por meio de investimentos mais assertivos.

O consultor financeiro também está apto ao trabalho com pessoas físicas. Desta forma, o profissional poderá apoiar na avaliação dos gastos e recursos, para orientar as melhores possibilidades de investimento. Contabilista O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis ou então formado em curso técnico na área. Em geral, este profissional está atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização. Entre suas atribuições, o contabilista poderá atuar com os trâmites de abertura de empresas, a organização de regimes tributários dos clientes, a criação de relatórios e balanços, assim como a atuação em perícias e auditorias contábeis. Economista O profissional estuda dados matemáticos, fatos históricos e estatísticas gerais para analisar e detectar as tendências econômicas de uma região, de um país, de um grupo ou até da economia global. A atuação do profissional envolve produzir relatórios sobre determinado período de tempo, além de projeções econômicas para o futuro e o desenvolvimento de planos estratégicos com propósito de gerir ou solucionar problemas financeiros. O planejamento deste profissional pode ser destinado aos recursos de pessoas, empresas e ao governo. Profissional de gestão financeira O tecnólogo em Gestão Financeira atua no gerenciamento dos serviços administrativos, operações financeiras e o levantamento de riscos econômicos. Este profissional poderá desempenhar funções no acompanhamento dos resultados financeiros de empresas: gastos, lucro, investimentos, contas a pagar e a receber, folha de pagamentos e as demais atribuições financeiras. Trader O trader é um investidor do mercado financeiro. Seu trabalho consiste em aproveitar-se da volatilidade desse mercado (ou seja, a frequência e intensidade das oscilações nos valores) para conseguir lucro. Esse profissional ajuda a manter a liquidez do mercado, que é a capacidade de transformar os ativos em dinheiro. Para atuar nesta área, o trader também deve ter sólidos conhecimentos a respeito do mercado financeiro e seu funcionamento, o que pode ser obtido com cursos específicos de graduação e/ou pós-graduação na área de Economia, ou ainda um estudo autônomo mais aprofundado.

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page