top of page

Família norueguesa encontra tesouro viking ao vasculhar quintal de casa

Grupo estava buscando um brinco perdido; de acordo com os arqueólogos, local pode ser túmulo de uma mulher enterrada até o século 8

Enquanto usavam um detector de metal para buscar um brinco perdido em seu quintal, uma família norueguesa encontrou o que pode ser o primeiro tesouro viking descoberto em Jomfruland — uma ilha remota na costa sudeste da Noruega.

O grupo descobriu dois ornamentos de bronze que os especialistas dizem terem sido revestidos de ouro em algum momento.


“Achamos que este é o túmulo de uma mulher que está preservado no jardim da família e que ela foi enterrada lá até o século 8”, diz o comunicado divulgado pelo departamento de patrimônio cultural do condado, que foi acionado pela família para investigar o achado.


Segundo informações compartilhadas pelo portal “Live Science”, o equipamento alertou para a presença de algum metal embaixo de uma grande árvore atrás da casa.


Quando notaram que poderia se tratar de um tesouro mais impressionante do que esperavam, o grupo parou de mexer na terra e contaram os arqueólogos do governo local para investigar.

De acordo com a investigação dos especialistas, o artefato de tamanho maior é um broche em formato oval que deve ter sido utilizado para segurar as alças da frente de um vestido frente única.


“Eles vêm aos pares, um para cada alça, então deve haver outro ali”, disse a arqueóloga do Conselho do Condado de Vestfold e Telemark Vibeke Lia.


O outro artefato também foi identificado pelos arqueólogos como um broche, mas de formato circular.


“Eles estão em muito boas condições em comparação com a maioria das descobertas de detecção de metais que recebemos, porque este local nunca foi arado”, disse ela.


A arqueóloga informou que se o local for considerado seguro para a preservação do suposto túmulo que pode se encontrar ali, novas escavações não devem ser realizadas.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

1 visualização

Comments


bottom of page