top of page

Confira 10 profissões em alta, segundo o Censo da Educação Superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Censo da Educação Superior 2020, no último mês de fevereiro. Um dos dados apontados na pesquisa do órgão governamental foi os 10 cursos com o maior número de alunos matriculados no ano da pesquisa.


A lista de 10 cursos é baseada no número de alunos matriculados, em 2020, de acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep.


Pensando no top 10 de cursos do levantamento do Inep, a UNIFF publica nesta quinta-feira (31/03) uma lista de profissões que são contempladas nos cursos divulgados no ranking do órgão educacional. Além disso, você poderá conferir o número de matriculados e a profissão correlata ao curso na classificação da entidade.

Antes de você iniciar o texto, confira a publicação sobre profissões que foi veiculada na semana passada com o tema de 10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos. Boa leitura!


1- Pedagogia (816.427) - Pedagogo O pedagogo é especialista em Educação e procura compreender as questões sociais relacionadas ao aluno, associando a realidade do estudante. Dessa forma, o profissional contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade. De acordo com a página da profissão, além do ambiente escolar, o pedagogo também pode exercer suas atividades em empresas privadas, indústrias de brinquedos, meios de comunicação, órgãos públicos, hospitais e clínicas de saúde infantil, orfanatos, creches, ONGs e no terceiro setor.

2- Direito (759.361) - Advogado O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais de sua atuação. O advogado precisa ter um bom conhecimento das leis e desenvolver argumentos convincentes em sua atuação. Após a formação acadêmica, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização e estar apto para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros.

3- Administração (626.813) - Administrador O planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa são alguns dos afazeres do administrador. Este profissional atua no planejamento das metas e objetivos a serem alcançados, além da coordenação das ações para que os planos sejam realizados. Existe a possibilidade do profissional trabalhar no gerenciamento dos resultados dessas atividades. A página da profissão define o administrador como aquele que lida com as questões financeiras e com as pessoas que trabalham na empresa, tendo o papel de liderá-las rumo aos propósitos e projetos estabelecidos previamente.

4- Contabilidade (351.194) - Contador O contador é o profissional que cuida da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. As suas responsabilidades incluem o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros. Itens necessários para uma boa administração e de análise/execução dos trâmites burocráticos que as leis exigem.

5- Enfermagem (334.779) - Enfermeiro O enfermeiro é o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente. A página da profissão define o profissional como apto para realizar exames, aplicar injeções, administrar remédios prescritos, fazer curativos e a triagem de casos. Além disso, o enfermeiro também poderá, por exemplo, organizar prontuários, zelar pela organização e limpeza do ambiente hospitalar.

6- Psicologia (275.771) - Psicólogo O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo. Além disso, o profissional ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida. A partir de análises, este profissional identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada.

7- Engenharia civil (234.333) - Engenheiro civil Dentre as ações do Engenheiro Civil, o profissional atuará com análise de dados, comparação de projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.

8- Educação física (231.508) - Profissional de educação física O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: academias, hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas.

9- Sistemas de informação (209.182) - Analista de sistemas O curso de Sistemas de Informação habilita profissionais para administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização. No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

10- Medicina (204.279) - Médico O curso de Medicina é um bacharelado com duração média de 5 anos (10 semestres) e carga horária mínima de 7.200 horas. Vale destacar que há necessidade de estágio (residência) para o graduando em Medicina de, no mínimo, 2.520 horas. De acordo com a página do curso, o médico poderá trabalhar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos. Após a conclusão do curso, o profissional deverá se inscrever no Conselho Regional de Medicina (CRM) da Unidade Federativa (UF) de sua atuação. A entidade possui atribuições de regulamentação, supervisão e proposição de atos disciplinares, quando cabíveis.

0 visualização
bottom of page