top of page

9 cursos para trabalhar home office

Atualmente, muito se fala sobre a possibilidade de trabalhar de casa, o famoso "home office". Essa prática cresceu principalmente durante a pandemia de covid-19, em que várias empresas passaram a adotar o modo de trabalho híbrido, com a ida presencial apenas alguns dias da semana ou, ainda, o trabalho totalmente remoto.


Segundo dados de uma pesquisa da Catho, uma das maiores plataformas de vagas de emprego no país, as vagas de trabalho no formato home office cresceram 496% em 2022, em comparação ao primeiro semestre de 2021, o que indica que, mesmo com a retomada das atividades presenciais, muitas organizações preferiram continuar neste formato.


De fato, o trabalho remoto apresenta vários benefícios, que podem realmente causar uma melhora na qualidade de vida para algumas pessoas. No home office o profissional não precisa se locomover à empresa, o que naturalmente faz com que ele possua mais tempo hábil para fazer outras atividades antes e depois do trabalho, além de evitar estresses do trânsito, por exemplo.

Se você tem o desejo de trabalhar remoto, é importante saber que alguns cursos apresentam maior chance de atuar neste formato. Confira abaixo 9 cursos e profissões para trabalhar home office!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas


O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem uma duração média entre 2 e 3 anos e forma profissionais aptos a desenvolver, analisar, projetar e implementar sistemas de informação para empresas e organizações de diversos setores da sociedade.

Assim, a profissão lida diariamente com a criação de sistemas informatizados e programação, trabalhos que podem ser feitos, na maioria das vezes, da própria casa do profissional, não precisando que este compareça até o local. Desta forma, como já acontece em muitos lugares, são grandes a chance dos analistas e desenvolvedores atuarem no formato home office.

O curso de Design é outra formação que possibilita ao profissional trabalhar de forma remota. Isso porque dentre as suas atividades estão a produção de interfaces gráficas para produtos, mídias digitais, logos e estampas, ações que podem ser exercidas de forma eficiente seja no escritório de uma empresa ou mesmo na casa do profissional.

Além disso, a atuação como freelancer é uma área que tem crescido muito no meio do design e possibilita que o profissional atenda a diversos clientes, realizando trabalhos diferentes. Obviamente, como freelancer, muitos designers trabalham remotamente de suas casas, comparecendo uma vez ou outra nas empresas para reuniões importantes com clientes ou eventos específicos.


Jornalismo

Um dos cursos que permite o trabalho em diferentes áreas e em diferentes formatos é Jornalismo. Atualmente, com o avanço das tecnologias de comunicação, muitas vezes não é necessário ir presencialmente até a empresa para exercer a sua profissão. Além disso, hoje muitos eventos já possuem transmissão online, possibilitando a cobertura a distância.

Assim, dependendo das normas da empresa, os jornalistas podem facilmente atuar de forma totalmente remota ou híbrida, seja como redator, assessor de imprensa, produtor ou editor, entrevistando fontes e produzindo conteúdos informativos no modelo de trabalho home office.


Psicologia

Ao contrário do que alguns podem pensar, as novas tecnologias de comunicação e plataformas de videoconferência possibilitam que as pessoas cuidem da saúde mental e psicológica mesmo a distância, fazendo atendimentos online e do conforto de sua casa.

Inclusive, essa é uma prática que aumentou muito durante a pandemia: o número de atendimentos psicológicos online na plataforma Zenklub cresceu quase 700% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período em 2019, revelou a empresa. Assim, é muito possível ser psicólogo e trabalhar no formato home office.


Ciências Contábeis

Outro curso que possui muitos profissionais trabalhando no formato home office é Ciências Contábeis, também conhecido como Contabilidade. As atividades da profissão incluem, dentre outras funções, o planejamento e gerenciamento contábil de instituições e contas de pessoas físicas, o que pode ser muito bem executado a distância.

Além disso, muitos contadores trabalham de forma autônoma, criando seus próprios escritórios em casa a fazendo atendimentos online, o que propicia ainda mais o trabalho remoto.


Publicidade e Propaganda

Assim como Jornalismo, o curso de Publicidade e Propaganda propicia que o profissional atue em diversas funções, podendo estar atrelado ao marketing de uma empresa ou também na produção de peças publicitárias para divulgação de uma marca, realizando eventos e ações promocionais.

Desta forma, muitas atividades do publicitário podem ser desenvolvidas da sua própria casa, apenas necessitando de uma computador com os programas e demais equipamentos específicos. Além disso, atualmente, com a evolução das plataformas de videoconferência, até mesmo as reuniões com a equipe e clientes conseguem ser muito bem realizadas no home office.


Letras

O curso de Letras possibilita que o profissional tenha uma formação ampla, podendo trabalhar no formato home office como tradutor e professor particular de determinada matéria ou, ainda, de várias áreas do conhecimento.

Além disso, também é possível desenvolver atividades como escritor, revisor ou editor para sites e blogs de empresas. Neste último caso, as opções de trabalho são bem abrangentes e a grande maioria das vagas são freelancers, no formato home office.

Dentro das áreas e funções que compõe a Tecnologia da Informação, é muito possível trabalhar como programador ou desenvolvedor mesmo estando em casa, por exemplo. Isso porque estes trabalhos, por serem feitos por meio de computadores e programas, não exigem que o profissional esteja presencialmente na empresa.

O formato totalmente home office ainda possibilita que os profissionais trabalhem em empresas de outros estados e países, tudo sem sair de casa. Outro lado positivo deste formato é que as empresas podem ser as mais variadas possíveis, indo desde a área tecnológica até o ramo da saúde ou finanças.

Arquitetura e Urbanismo

Atualmente, muitos arquitetos realizam seus projetos de forma online, o que pode ser feito também dos próprios escritórios dentro de casa. Além disso, há uma grande parcela de profissionais da área atuando de forma autônoma. Assim, em certos momentos, é preciso comparecer ao local da obra para acompanhar o andamento dos trabalhos e verificar se está tudo sendo realizado corretamente. Mas, de uma forma geral outras atividades como concepção e execução de projetos podem muito bem ser desenvolvidas remotamente, o que possibilita o home office.

4 visualizações
bottom of page