top of page

6 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas

Na hora de escolher uma profissão, é verdade que a personalidade pode influenciar e muito na decisão. É claro que existem exceções e várias pessoas escolhem sair da sua zona de conforto e trabalhar com algo que exija maior adaptação.

Entretanto, para várias pessoas, o ideal é que a profissão seja bem relacionada com a sua personalidade e estilo de vida. Por isso, na hora de verificar as opções disponíveis, é importante analisar se a profissão está de acordo com o que você busca.


Você tem dificuldade de lidar com o público e pensa em trabalhar em profissões que não precisem desse contato no dia a dia? Tem uma personalidade mais introvertida ou gosta de trabalhar sozinho?

Conheça mais sobre cada uma abaixo:

6 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas

Algumas profissões realmente exigem menos diálogo e interação com outras pessoas. Além disso, com as novas formas de comunicação via internet, muitas vezes não é preciso nem trabalhar presencialmente, o que diminui ainda mais o contato interpessoal.

Se você é uma pessoa mais introvertida e não gosta de lidar com o público nem com muitas pessoas no seu dia a dia, as profissões abaixo podem se encaixar muito. Confira!


Programador

O programador trabalha criando, desenvolvendo e mantendo diferentes tipos de softwares para diversos tipos de sistemas, seja uma grande empresa ou mesmo para uso pessoal. Para isso, esse profissional deve dominar as linguagens de programação como html, java, c++, para criar comandos e funções nos programas que utiliza.

Para ser um programador, a pessoa pode realizar diferentes cursos na área da tecnologia. Entretanto, os mais comuns são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

Como é um trabalho que exige concentração a todo instante e pode ser desenvolvido sozinho, dificilmente no dia a dia o programador precisa ficar conversando ou lidando com pessoas.


Designer gráfico

O designer gráfico é o profissional responsável por criar toda a identidade visual de uma campanha, empresa ou até mesmo evento. Ele pode criar designs para sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios e logotipos, por exemplo. Para se formar nessa profissão é necessário realizar o curso de Design Gráfico, que tem duração de 4 anos.

No mercado de trabalho, o designer gráfico pode trabalhar em agências de publicidade, gráficas, produtoras de vídeo, emissoras, editoras e na área de arte de diversas empresas. Muitos inclusive trabalham de casa, o que proporciona maior introversão e não necessita lidar com pessoas pessoalmente, às vezes apenas pela internet.


Contador

O contador é aquele que faz a gestão e controle financeiro de empresas, instituições e até mesmo de contas pessoais. Entre as suas funções estão gerar relatórios econômicos e controlar as entradas e saídas de uma conta. Para se tornar um contador, é necessário fazer a faculdade de Ciências Contábeis, que tem a duração média de 4 anos.

Por ser um trabalho que lida diariamente com números, cálculos, planilhas e relatórios, o contador normalmente não precisa interagir e nem lidar com pessoas no seu dia a dia, tornando este um trabalho bem direcionado para quem tem este perfil.


Tradutor

Como o próprio nome diz, o tradutor é aquele que realiza a tradução de um texto ou mesmo de uma fala, de um idioma para outro. O que muitas pessoas não sabem é que existe um curso superior para esta profissão, o bacharelado em Tradução, que dura em média de quatro anos.

Esta profissão é indicada para quem não gosta muito de lidar com pessoas porque, na maioria das vezes, o tradutor trabalha sozinho, fazendo a tradução de textos e documentos no computador, não precisando interagir com outras pessoas no seu dia a dia. Entretanto, pode ser que haja algumas exceções, quando é preciso estar em um evento, traduzindo palestras, por exemplo.


Estatístico

O profissional de Estatística é considerado um especialista em matemática, responsável pela análise e interpretação de dados. O estatístico normalmente é aquele que coordena o levantamento de informações para montar banco de dados, podendo trabalhar em diferentes empresas.

Para ser um estatístico é preciso fazer o curso bacharelado de Estatística, que normalmente dura quatro anos. Nesta profissão, por ser um trabalho que exige concentração nos cálculos, normalmente o estatístico trabalha do seu escritório, ou em um ambiente quieto na empresa, sem precisar interagir com outras pessoas a todo momento.

Técnico de Laboratório

O técnico de laboratório é responsável pela análise clínica de exames laboratoriais, fazendo o diagnóstico de diversas doenças. O curso mais indicado para se tornar este profissional é o técnico em Análises Clínicas, que tem uma duração média de 2 a 3 anos.

Por ser um local trabalho que necessita de silêncio, concentração para a realização de análises e pesquisas, além do uso de máscara e equipamentos de proteção individual, o profissional desta área dificilmente precisa lidar diretamente com muitas pessoas ou até mesmo com o público no seu dia a dia.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page