top of page

Zepbound: FDA aprova nova medicação contra a obesidade; veja mais

Novo medicamento da Eli Lilly para diabetes tipo 2 tem eficácia comprovada e alertas de segurança

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou na quarta-feira (8) o uso do remédio para diabetes tipo 2 tirzepatida para o controle de peso crônico e tornou oficial a utilização do um medicamento, que já é amplamente prescrito para perda de peso.


A droga, chamada Mounjaro para diabetes, será chamada de Zepbound para perda de peso, de acordo com um comunicado da FDA. Fabricado pelo laboratório Eli Lilly, o medicamento faz parte de uma nova classe de drogas que inclui semaglutida, conhecida como Ozempic, para diabetes, e Wegovy para perda de peso, que dispararam em popularidade nos últimos anos.


Testado em ensaios clínicos, o Zepbound demonstrou produzir mais de 20% de perda de peso média em doses mais elevadas durante 72 semanas, resultados mais expressivos do que os observados com outros medicamentos aprovados. A FDA liberou o medicamento para pessoas com obesidade ou aquelas caracterizadas com sobrepeso e com pelo menos uma condição de saúde relacionada ao peso, como pressão alta ou doença cardíaca, a mesma indicação que concedida ao Wegovy. Como medicamentos semelhantes, ele é tomado como uma injeção que os pacientes aplicam em si mesmos uma vez por semana, e é recomendado em conjunto com uma dieta balanceada e aumento de exercícios físicos.


“A obesidade e o sobrepeso são condições sérias que podem ser associadas a algumas das principais causas de morte, como doenças cardíacas, derrame e diabetes”, diz John Sharretts, diretor da Divisão de Diabetes, Distúrbios Lipídicos e Obesidade da FDA, no comunicado de imprensa da agência. “À luz do aumento das taxas de obesidade e sobrepeso nos Estados Unidos, a aprovação de hoje aborda uma necessidade médica não atendida.”


Os principais efeitos colaterais do Zepbound são problemas gastrointestinais como náuseas, vômitos, constipação e diarreia, segundo a FDA. O rótulo do medicamento conterá avisos para riscos de inflamação do pâncreas, problemas de vesícula biliar, baixo nível de açúcar no sangue, lesão renal aguda, retinopatia diabética ou danos à retina dos olhos, em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e comportamento ou pensamento suicida.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page