top of page

Três em cada dez brasileiros afirmam que já tiveram dengue, diz levantamento

Entre os entrevistados acometidos pela doença, 23% foram diagnosticados duas vezes e 6% três vezes ou mais

Um levantamento realizado com 2 mil pessoas mostrou que três em cada dez brasileiros afirmam já terem sido acometidos pela dengue — 69% dos participantes da pesquisa dizem conhecer alguém que já teve a doença. Entre as pessoas que já tiveram dengue, 69% foram diagnosticados uma vez, 23% duas vezes e 6% três vezes ou mais.


Os dados são de uma pesquisa realizada pela Ipsos, a pedido da biofarmacêutica Takeda e com a coordenação científica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A dengue, afeta bebês, crianças e adultos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a infecção pode ser assintomática ou pode apresentar sintomas que variam entre: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.


A enfermidade é popular no Brasil e 99% dos entrevistados afirmam conhecê-la. Dentre os números, 67% lembraram da dengue quando questionados sobre quais surtos de doenças são recorrentes no Brasil – índice muito superior aos 39% da primeira edição da pesquisa, realizada em novembro de 2021.


Segundo dados do Ministério da Saúde, existem mais de 1,6 milhão de casos registrados de dengue no Brasil e mil mortes em 2023, superando os casos de 2022 (cerca de 1,4 milhão) e quase atingindo o mesmo patamar de óbitos (1.016).


Apesar do conhecimento em relação a dengue, 69% dos entrevistados não souberam responder quantas vezes uma pessoa pode contrair a doença e apenas 2% acertaram a resposta: 4 vezes. “Há uma falsa ideia de imunização após infecção por dengue, ou seja, a pessoa que já pegou acredita estar imune à doença.”, analisa Dr. Alberto Chebabo, médico infectologista e presidente da SBI, em comunicado.


A vacina que previne a dengue começou a ser disponibilizada em clínicas privadas em julho deste ano, entretanto, 73% dos entrevistados ainda desconheciam a forma de prevenção. Entre aqueles que já ouviram falar do assunto, 86% dizem acreditar na sua eficácia e se manifestam de forma favorável a ela.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br




0 visualização

Comments


bottom of page