top of page

Telescópio James Webb mostra novos detalhes do centro da Via Láctea; veja

A imagem capturada contém aspectos nunca vistos antes; confira


A imagem mais recente do Telescópio Espacial James Webb mostrou uma parte do centro da nossa galáxia com detalhes impressionantes, incluindo características nunca antes vistas e que os

astrônomos ainda não conseguiram explicar. Na imagem acima, nos deparamos com aproximadamente 500 mil estrelas, localizadas na região de formação estelar conhecida como Sagitário C (Sgr C). Este local fica a cerca de 300 anos-luz do buraco central da Via Láctea,

denominado como Sagitário A.


Além desse grande número de estrelas, contamos também com os corpos celestes que virão a se tornar estrelas no futuro — as protoestrelas. Elas, por sua vez, emergem de uma nuvem muito densa, que impede que a luz das estrelas que estão atrás dela alcance o detector do telescópio. Dessa forma, parece que a região é menos povoada de astros do que realmente é, o que aumenta a complexidade do registro.



No meio desse aglomerado, ainda vemos uma protoestrela massiva, anteriormente já conhecida, com mais de 30 vezes a massa do nosso Sol.


O Telescópio Espacial James Webb é fruto de uma colaboração internacional liderada pela NASA com os parceiros ESA (Agência Espacial Europeia) e a Agência Espacial Canadense. O telescópio está investigando mistérios em nosso Sistema Solar e em regiões distantes em torno de outras estrelas. O equipamento também investiga as estruturas e origens do universo.











Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page