top of page

Telescópio James Webb analisa galáxia que ainda está formando estrelas

Definição oferecida pela tecnologia de infravermelho permitiu detalhar o sistema que está em intensa atividade

O Telescópio James Webb permitiu que uma galáxia que ainda está formando estrelas fosse analisada com mais detalhes. A Messier 82 (M82) está sendo observada há anos, porém só agora mais informações sobre sua atividade puderam ser coletadas.

Localizado a 12 milhões de anos-luz na constelação Ursa Maior, o sistema é relativamente pequeno, mas está em intensa atividade. O estudo da M82 é importante pois ela pode ser a representação de uma galáxia que está formando estrelas.

Utilizando os dados gerados pelos telescópios Spitzer e Hubble, os cientistas não tinham uma visão completa dessa atividade por conta da grande presença de gás e poeira que ficam na frente das estrelas. Com o maior detalhamento do James Webb, que utiliza a tecnologia do infravermelho, foi possível obter imagens mais precisas para os estudos.

Na imagem (acima), os pontos em verde representam ferro, remanescente de estrelas supernovas, e os vermelhos, moléculas de hidrogênio iluminadas pela radiação vinda das novas estrelas.

“Cada ponto branco nesta imagem é uma estrela ou um aglomerado delas. Podemos começar a distinguir todas essas pequenas fontes pontuais, o que nos permite obter uma contagem precisa de todos os aglomerados de estrelas nesta galáxia”, disse Rebecca Levy, uma das autoras do estudo da Universidade do Arizona.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page