top of page

Tecnologia: 4 profissões para você iniciar em 2023

Estamos iniciando o ano de 2023 e neste novo ciclo, certamente, teremos novos adventos com auxílio da tecnologia para otimizar ou melhorar o cotidiano das pessoas. Muitas pessoas desejam trabalhar na área da Tecnologia por causa da característica de reinvenção e implementação dos mencionados adventos do dia a dia das pessoas. Vale destacar que o setor da Tecnologia ainda pode proporcionar ótimas médias salariais para os profissionais especializados nesta área de atuação. Pensando nisso, a UNIFF selecionou quatro profissões que podem ser ótimas oportunidades para você iniciar sua carreira em 2023. Vamos ao texto da série sobre profissões de hoje (18). Boa leitura!

Analista de SEO O analista de SEO é especialista em adotar estratégias que alavanquem os resultados orgânicos (que não envolvam fatores pagos, como anúncios) dos sites para o aumento do tráfego e, consequentemente, a conquista de destaque nos buscadores e sucesso nos resultados estimados. Para isso, o profissional analisa as diferentes páginas de um determinado domínio e verifica oportunidades de ação, seja aprimorando a experiência do usuário, adicionando novas palavras-chave, organizando o HTML ou produzindo páginas. Veja algumas competências deste profissional:

  • Perfil analítico e tomada de decisões embasadas em dados;

  • Comunicação e escrita assertiva;

  • Facilidade de trabalhar em equipe;

  • Aptidão para manter-se constantemente atualizado em relação às mudanças nos mecanismos.

Desenvolvedor Back-End O trabalho de um desenvolvedor back-end está associado com as demandas de criação, implementação e manutenção em bancos de dados. Consequentemente, suas ações endossam a segurança e o sigilo de informações pessoais e armazenadas em bancos de dados de empresas/instituições. A versatilidade de atuação é uma das características deste profissional. Atualmente, o desenvolvedor back-end possui atuação comumente atrelada aos e-commerces, aplicativos, softwares comerciais e desenvolvimento de sites. O profissional deve apresentar conhecimento aprofundado sobre os serviços e produtos da empresa que atua. Afinal, o desenvolvedor back-end terá obrigação de encontrar soluções de otimização, segurança e melhorias, dentro das características de negócio da marca ou empresa que atua.

Desenvolvedor Front-End O desenvolvedor front-end terá ações profissionais com a interface gráfica de um projeto. Desta forma, o profissional vai trabalhar com a aplicação com a qual o usuário terá interação, podendo ser em softwares, sites, aplicativos e demais recursos tecnológicos. Ter ciência da importância e de possibilidades sobre a experiência do usuário é importante para o desenvolvedor front-end. Em geral, o desenvolvedor front-end atua diretamente com o código para projetar e estruturar as ferramentas que o usuário irá interagir. A importância desse profissional recai sobre a usabilidade das ferramentas projetadas e que elas consigam suprir as necessidades do usuário. Um termo muito próximo deste profissional é a responsividade, características de responder rápida e adequadamente ao que lhe é solicitado, dos sites/aplicativos/softwares

Tech Recruiter O tech recruiter possui a responsabilidade de prospectar e contratar profissionais da área da tecnologia que se enquadrem na demanda apresentada pela empresa. O trabalho não é fácil. O recrutador deve estar inserido no ramo, possuindo contatos e determinada influência na comunidade tecnológica. Por esse motivo, contar com destreza no ramo é essencial, afinal, ele só poderá validar a qualidade do candidato à vaga com base em seu conhecimento prévio. Para atuar como tech recruiter o profissional deve contar com competências técnicas, além de soft skills. Assim como já mencionado, o recrutador da área deve dispor dos conhecimentos da área tecnológica, seja na programação ou desenvolvimento, tendo em vista que sua atribuição envolve entrevistas e contatos com candidatos especializados na área.

2 visualizações
bottom of page