top of page

Quem são os astronautas que estão no 1º voo da espaçonave Starliner, da Boeing

Veículo lançado com dois tripulantes deve chegar à Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira (6)

O primeiro lançamento tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, aconteceu nesta quarta-feira (5). Por volta das 12h (horário de Brasília), os astronautas da Nasa (Agência Espacial dos EUA) Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados para passarem uma semana na Estação Espacial Internacional (ISS).


Saiba mais detalhes da trajetória dos dois tripulantes da missão que vão realizar testes na aeronave a fim de finalizar a certificação da Nasa para que o veículo passe a integrar o Programa Comercial de Tripulação.


Suni Williams

Astronauta da Nasa Suni Williams / Nasa/Bill Ingalls

Com este voo, Suni Williams — que foi selecionada como astronauta da Nasa em 1998 — fará história como piloto da missão. Poucas mulheres participaram do primeiro voo de uma nova espaçonave. E essa não será sua primeira entrada nos livros de história.


Em 2012, durante uma viagem anterior à Estação Espacial Internacional, Williams se tornou a primeira pessoa a completar um triatlo no espaço, durante o qual ela simulou nadar usando uma máquina de levantamento de peso e correu em uma esteira enquanto estava presa por um arnês para não flutuar. Isso aconteceu depois que ela correu a Maratona de Boston da Estação Espacial em 2007.

Williams — natural de Needham, Massachusetts — também passou bastante tempo fora da Estação Espacial. Durante suas missões anteriores, ela acumulou um total de 50 horas e 40 minutos em sete caminhadas espaciais, ficando em segundo lugar entre as astronautas.

PUBLICIDADE

Suni também deu um tour detalhado da estação espacial em 2012, chegando a mostrar a “casinha orbital” (também conhecida como banheiro).


Antes desta missão, Williams disse aos repórteres que não estava nervosa em fazer a transição de piloto de testes de aeronaves para espaçonaves. “Eu não necessariamente acho que seja nervosismo”, ela disse. “Acho que é mais como verificações de última hora — cruzando os t’s e pontuando os i’s.”

Williams já viajou para o espaço duas vezes antes, uma vez em um ônibus espacial da Nasa em 2006 e novamente em uma cápsula russa, Soyuz, em 2012. Ela acumulou um total de 322 dias no espaço.


Butch Wilmore, o comandante

Astronauta da Nasa Butch Wilmore / Nasa/Aubrey Gemignani

Para o lançamento inaugural do Starliner, a Nasa está mantendo uma longa tradição de equipar a nova espaçonave com astronautas que anteriormente treinaram como pilotos de teste militares: Sunita “Suni” Williams e Barry “Butch” Wilmore.

Todo esse tempo pilotando aeronaves experimentais pode dar a esses astronautas o que é “certo”. “Eles estão verificando muitos dos sistemas: o suporte de vida, o controle manual”, disse o chefe da Nasa, Bill Nelson, durante uma coletiva de imprensa no dia 3 de maio. “É por isso que colocamos dois pilotos de teste a bordo — e, claro, os currículos de Butch e Suni são extensos.”

Wilmore — um nativo do Tennessee e piloto de teste da Marinha — passou mais de 8.000 horas de sua vida a bordo de jatos táticos, de acordo com a Nasa. Antes de ser selecionado para o corpo de astronautas da agência em 2000, Butch estava em intercâmbio como instrutor de testes de voo na Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea na Califórnia.


Como astronauta, Wilmore já registrou 178 dias no espaço durante duas missões separadas e realizou quatro caminhadas espaciais. O comandante do Starliner lembrou uma experiência de caminhada espacial durante um discurso de aceitação do Prêmio Theodore Roosevelt da NCAA em 2018. (Butch jogou futebol americano na Universidade Tecnológica do Tennessee durante a graduação). O astronauta disse que, durante a caminhada espacial, ficou surpreso ao descobrir que um radiador no exterior da Estação Espacial era refletivo, como um espelho.


“De repente, pela primeira vez, vejo-me em um traje espacial da cabeça aos pés. … Eu olho para aquele cara e digo, ‘Como você chegou aqui?'” Wilmore disse. “Se você tem um pulso, isso é tudo o que é necessário. Você pode se esforçar para fazer qualquer coisa que desejar.”


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page