top of page

Quantos dias uma pessoa demora para se recuperar da dengue?

A duração dos sintomas pode variar de um quadro para outro, mas a maioria dos pacientes se recupera dentro de alguns dias

A dengue é uma infecção autolimitada, ou seja, a grande maioria das pessoas se recupera totalmente após alguns dias de sintomas, principalmente nos quadros mais leves da doença. No entanto, a duração da doença pode variar de uma pessoa para outra, dos cuidados que ela toma durante a infecção e, é claro, da intensidade e gravidade dos sintomas.


Normalmente, os primeiros sinais de dengue incluem febre alta, de início repentino, dor de cabeça, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos e fadiga. Essa é a chamada fase aguda da doença e costuma durar até 7 dias, de acordo com Rodrigo Farnetan, infectologista e coordenador da Clínica de Infectologia da Rede Mater Dei de Saúde.


No entanto, é após esse momento que os sinais de alarme podem surgir e indicar um agravamento do quadro. Entre os sintomas mais graves da dengue, estão a dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, queda na pressão arterial (hipotensão), aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia), sangramento da mucosa e surgimento de manchas vermelhas na pele.


Nesses casos mais graves, o tempo de recuperação pode variar de um paciente para outro, segundo Silvana Barros, infectologista e Chefe do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção da Rede Mater Dei de Saúde. “Nas formas graves, mais raras, o paciente requer internação hospitalar e o tempo de recuperação é variável. Tudo vai depender da resposta do paciente ao tratamento, presença ou não de comorbidades. É difícil prever”, afirma.


Sintomas crônicos decorrentes da dengue podem perdurar por meses

Os quadros leves e graves de dengue fazem parte da fase aguda da infecção, que, como vimos, pode durar uma semana ou um pouco mais, dependendo da gravidade do quadro. Porém, após essa fase aguda, algumas pessoas podem observar sintomas crônicos, que perduram mesmo após o fim da infecção — algo parecido com o que acontece com a Covid longa, por exemplo.


A fase crônica se manifesta, principalmente, com o cansaço, fraqueza muscular e fadiga. “Essa fase durar até 90 dias, com dias melhores e dias piores, mas com uma tendência progressiva de melhora. Uma boa parte dos pacientes tem um quadro leve, mas pode ocorrer uma perduração dos sintomas mesmo após a fase aguda por semanas ou meses”, explica Farnetan.


Tratamento da dengue envolve repouso e hidratação

Ainda não existe um tratamento específico para a dengue, mas alguns cuidados são importantes para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as principais recomendações são:

  • Repouso;

  • Ingestão de líquidos;

  • Evitar a automedicação (alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue);

  • Retornar para reavaliação clínica conforme orientação médica.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page