top of page

Qual é a diferença entre os cursos Design de Games e Jogos Digitais?

Muito além do entretenimento, a indústria de jogos no Brasil cresceu 164% entre 2014 e 2018, de acordo com o último Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, publicado em novembro de 2018 e, com isso, profissões na área ganham cada vez mais espaço. Os cursos Design de Games e Jogos Digitais, por exemplo, formam profissionais para trabalhar nesse setor. Mas é importante ressaltar que cada graduação possui um enfoque diferente e saber mais sobre eles é fundamental antes de tomar uma decisão profissional.

"O bacharelado em Jogos Digitais envolve todas áreas envolvidas na criação de jogos digitais, do design a programação. Design de Games é um curso tipicamente com a diretriz do curso de Design, assim descrito pelo MEC, porém, este é voltado ao desenvolvimento de jogos", explica Reinaldo Ramos, coordenador do curso de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Portanto, o curso de Jogos Digitais é mais generalista, enquanto o de Design de Games é direcionado para a área de Design.

Como é o curso de Jogos Digitais?

O curso de Jogos Digitais pode ser encontrado nos graus bacharelado e tecnológico. Esse último é o mais comum de encontrá-lo, com uma duração média de dois anos e meio e enfoque em aspectos mais práticos da área.


Já o bacharelado, que possui duração de aproximadamente quatro anos, oferece uma formação mais completa, com mais abordagens teóricas, além das atividades práticas.


Ambos capacitam profissionais para desenvolver ambientes de imersão, jogos de plataforma, interfaces, criação de personagens, roteiro, programação e animação.

O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios no bacharelado e, em algumas instituições, no tecnológico.


Como é o curso de Design de Games?

O curso de Design de Games também é ofertado nos graus bacharelado e tecnológico, com durações de dois anos e quatro anos, respectivamente.

Ao longo da graduação, além do desenvolvimento e programação de jogos, os alunos aprendem a desenhar personagens e cenários, criar modelagens 2D e 3D, assim como efeitos. Sendo assim, a grade curricular concentra mais matérias de design.

O estágio e o TCC também são necessários para a conclusão do curso em algumas faculdades.


Como é o mercado de trabalho para os profissionais da área de jogos?

Os profissionais formados em Jogos Digitais ou Design de Games podem trabalhar em estúdios de games ou animação, agências de mídia digital ou de publicidade, ou até mesmo em sites. Também há espaço para os profissionais na indústria audiovisual.

Segundo o Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, o volume trabalhadores teve um acréscimo de 140% entre 2013 e 2018, com mais de dois mil profissionais de diversas áreas como financeiro, marketing, design e desenvolvimento.

7 visualizações
bottom of page