top of page
jaimisonsantos858

Psicologia: Confira 5 especializações que talvez você não conheça

Na série de profissões dessa semana, vamos falar sobre profissões na área da Psicologia. Mais precisamente, as profissões que são habilitadas por especializações na área dos estudos psicológicos.

Selecionamos cinco opções para você que está interessado nesta área que celembra duas importantes datas em 2022 - uma ocorre anualmente e o outro dia é um marco para os profissionais. Ano importante para os psicólogos e para a área da Psicologia. Separamos 5 possibilidades de especialização na área para você! Começando com o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto e marca a data de decreto da Lei nº 4.119, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Além disso, o outro marco é o ano que a Lei nº4.119 foi sancionada - 1962. Portanto, as diretrizes e a regulamentação da profissão completam 60 anos em 2022. Confira mais sobre as profissões e desejamos ótima leitura para você!

Psicólogo Social O psicólogo social é o profissional que trabalha mesclando conhecimentos de Psicologia e de Ciências Sociais e visa analisar o comportamento humano a partir do contexto social e das dinâmicas de interação em que está inserido. De acordo com a página da profissão na UNIFF, o psicólogo social pode atuar em empresas, criando programas de desenvolvimento e realizando treinamentos corporativos. Além disso, também atua no desenvolvimento, implementação e análise de políticas públicas vinculadas à atuação social. Neuropsicológico O profissional é o responsável por desenvolver relatórios/análises que apoiam diagnósticos e auxiliar no tratamento de questões relacionadas à memória, ao comportamento, às emoções, ao raciocínio e à aprendizagem. Dentre as ações deste profissional, o neuropsicólogo poderá conduzir entrevistas com o paciente e familiares, exames de imagem e laboratoriais para a elaboração do relatório. Depois de concluir a graduação em Psicologia e obter o registro profissional regularizado, o neuropsicólogo deve especializar-se na área de Neuropsicologia. Existe a possibilidade do estudante realizar algumas disciplinas da área dentro da graduação ou, posteriormente, realizar a pós-graduação. O psicólogo do esporte é um profissional que trabalha em comissões que garantem a saúde dos atletas em todos os níveis. Nessas comissões, há a presença de profissionais como médicos ortopedistas, nutricionistas, bem como seus treinadores e outros integrantes da comissão técnica para o atleta e a sua respectiva modalidade esportiva. O salário médio de um psicólogo do esporte é de R$4.171,47, de acordo com dados do ano de 2021, e referentes ao Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O psicólogo organizacional é o responsável por avaliar o comportamento dos colaboradores em uma empresa e melhorias no bem-estar desses funcionários, bem como na relação interpessoal entre líderes, liderados, e pessoas de diferentes setores. De acordo com a página da profissão, uma das principais é o setor de treinamento e desenvolvimento (T&D). Nesse setor, o profissional aplica seus conhecimentos relacionados à aprendizagem corporativa e pode apoiar a empresa na criação de programas de treinamento que valorizem o perfil individual de cada colaborador. Psicopedagogo O psicopedagogo estuda o modo como o ser humano constrói conhecimentos, o que acontece por meio da assimilação e processamento de informações em todas as etapas da vida, desde a primeira infância até a velhice. O profissional pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições de ensino e de pesquisa, em empresas públicas e privadas, em ONGs, asilos, entre outras organizações. Na área clínica, o psicopedagogo atua principalmente de forma terapêutica e preventiva, em conjunto com profissionais da Saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page