top of page

Profissões para quem gosta de Ciência


Astrônomo

O astrônomo obtém dados, realiza as análises e divulga informações por meio de trabalhos, teses, publicações ou eventos. Este profissional também desenvolve sistemas computacionais, instrumentação científica e pode gerenciar projetos em sua área.

Além das pesquisas, o astrônomo poderá atuar em exibições de museus, laboratórios e planetários. Tanto na montagem ou elaborações de exposições, como coordenando setores destinados aos estudos astronômicos.


Físico

De acordo com a página da profissão, o físico tem um amplo campo de atuação na saúde, na produção de combustíveis, na fabricação de materiais eletrônicos e aparelhos de comunicação. Além disso, o profissional também poderá desempenhar funções de supervisão em processos produtivos.

O profissional formado em física é comumente associado com o cenário educacional, que também é uma possibilidade ampla ao físico. O trabalho com a atribuição de aulas e com pesquisas em sua área são passíveis de realização por parte do profissional.

Frequentemente, instituições de ensino destinam repartições ou departamentos para pesquisas e análises mais aprofundadas ao saber científico.


Químico

Este profissional poderá atuar com diversas substâncias e soluções químicas, por isso, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho são vastas ao trabalhador desta área. O químico poderá se formar em cursos superiores (bacharelado) e cursos técnicos. Vale destacar que a Engenharia Química é uma área que atrela os conhecimentos das áreas da Engenharia e da Química.

O químico pode atuar em indústrias, na gestão de qualidade, no controle de alimentos, na realização de testes e aprovação de materiais, com pesquisa em casos de polícia forense, além de instituições públicas ligadas aos governos.


Biotecnólogo

O profissional pesquisa, cria e implementa soluções tecnológicas a partir da manipulação de sistemas biológicos, associando conhecimentos das ciências biológicas e das ciências naturais e exatas.

Após a conclusão do curso, o profissional encontrará diversas oportunidades de trabalho, O primeiro exemplo é a atuação no setor do agronegócio, onde busca trabalhar pelo aprimoramento genético de plantas e pelo combate às pragas

Há possibilidade de atuação na área da saúde, área que o profissional apoia no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, estudos sobre vírus e bactérias, entre outros. Por fim, vale destacar a atuação na indústria, onde o biotecnólogo pode trabalhar com produção de alimentos e bebidas.


Geofísico

O geofísico é o profissional que analisa as propriedades físicas dos principais processos do Planeta Terra. O trabalho do geofísico é compreender os fenômenos sísmicos, elétricos, gravitacionais e magnéticos que incidem sobre o planeta.

De acordo com a página da profissão, o geofísico está apto ao trabalho com o mapeamento geológico de determinada região, o que auxilia na extração de petróleo e demais recursos minerais.

O profissional poderá atuar em serviços de engenharia, estudos geológicos, serviços de cartografia, topografia e geodésia (ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra).

0 visualização
bottom of page