top of page

Profissões na área esportiva que talvez você não conheça

Uma data comemorativa do mundo esportivo é celebrada no dia 23 de junho. O Dia do Atleta Olímpico, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), marca o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional, em 1894, e tem como propósito divulgar o Movimento Olímpico em todo o mundo.

Psicólogo do esporte O psicólogo do esporte é um profissional que trabalha com a saúde psíquica de equipes e/ou de atletas. Uma de suas responsabilidades é atuar no desenvolvimento e o equilíbrio emocional dos esportistas, além disso, o psicólogo do esporte poderá fornecer suporte em relação aos fatores psicológicos que influenciam no dia a dia dos esportistas. Normalmente, o psicólogo atua em integração com as comissões multidisciplinares que também garantem a saúde dos atletas em todos os níveis: equipes médicas e de nutrição, por exemplo. Fotógrafo Atletas, competição, movimentação e velocidade. Provavelmente, citamos quatro palavras que estão no dia a dia do fotógrafo que atua em competições esportivas. Esta área da fotografia é um ramo desafiador, pois demanda atenção e olhar ágil e apurado do profissional. Além das qualidades do fotógrafo, quem deseja trabalhar com esportes e registros fotográficos deverá investir em equipamentos apropriados para o cotidiano de suas funções: câmera, lentes e equipamentos de suporte. Tanto o cientista de dados quanto o analista de dados podem desempenhar a função de analista de desempenho dentro de equipes ou para com atletas que disputam modalidades esportivas individuais. Além da análise e avaliação dos dados sobre o rendimento do atleta, o profissional também poderá auxiliar na escolha de treinamentos, no levantamento de informações sobre necessidades de melhorias para atletas/equipes, desempenhar funções de embasamento sobre contratações ou investimentos. O seu dia a dia pode envolver o manuseio de softwares de monitoramento e análise de desempenho de atletas e equipes.

Profissional de relações públicas Um profissional versátil que mantém a sua característica no ramo esportivo. Afinal, o profissional de relações públicas poderá atuar no departamento de marketing, departamento de comunicação e nos demais setores que queiram estar próximos ao público - com observação às demandas e necessidades. Haverá trabalhos com público e relação midiática, mas se difere das atuações de um assessor de imprensa, por exemplo. Afinal, as estratégias deste profissional são direcionadas para a dinâmica das organizações, principalmente, na criação da identidade e da imagem corporativa. De acordo com a página da profissão, o historiador é o profissional que pesquisa e investiga a história de povos e nações. Ele é um profissional essencial no estudo crítico das relações sociais, políticas, culturais e econômicas entre indivíduos, sociedades e países. Desta forma, o esporte e os profissionais do esporte também estão sujeitos aos registros históricos. O historiador pode apresentar grande importância para clubes, agremiações esportivas, órgãos de regulamentação e comitês da área do desporto. O profissional poderá atuar em acervos, publicações e em integração com outros setores, como marketing e comunicação.

Massoterapeuta Um atleta está sujeito a percalços em sua atividade profissional. Câimbras, lesões, desgaste muscular são alguns desses cenários e, em boa parte dos casos, um massoterapeuta pode aliviar as dores do esportista. Este profissional poderá atuar com a realização de massagens terapêuticas mais tradicionais, com o propósito de saúde e bem-estar, ou realizar tratamentos para massagens específicas de acordo com as necessidades de seus clientes. Como, por exemplo, para atletas de alto rendimento. Engenheiro têxtil A principal lembrança quando um engenheiro têxtil é ligado ao mundo dos esportes é na confecção de uniformes e vestuários adequados para a prática desportiva. A produção têxtil poderá estar diretamente envolvida com rendimento do atleta, logo, há possibilidade desta produção envolver alta tecnologia e estar em constante busca por aprimoramentos. Pense em um esportista do atletismo ou da natação. Ambos os profissionais precisam de vestimentas adequadas e que possibilitem conforto, design apropriado e não apresentem limitações ao movimento. O engenheiro têxtil pode trazer soluções diante deste cenário, assim como sua habilitação ao cenário de gestão e a negociação dos produtos com agremiações.

12 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page