top of page

Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça

O Dia da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio e a UNIFF continua a série textual sobre Profissões celebrando esta data querida. Nesta quinta-feira (12), divulgamos a publicação sobre Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça. Em geral, os profissionais realizam o curso de graduação em Enfermagem, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, concluem um curso de pós-graduação/especialização nas áreas listadas nesta matéria.

Os profissionais de Enfermagem, além das atribuições técnicas e de cuidado ao pacientes, possuem atuação com familiares/acompanhantes, na administração de medicamentos e em campanhas de promoção da saúde pública.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, o curso de graduação em Enfermagem integra o ranking dos 10 cursos com maior número de matriculados, ingressantes e concluintes no ano de 2020. Enfermagem possui o 5º maior índice de matriculados (334.779), o 5º maior número de alunos ingressantes (138.016) e o 7º maior número de alunos que concluíram a graduação (40.719), segundo o levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Antes de iniciarmos o texto desta semana, confira o texto que veiculamos na semana passada sobre Profissões na área do Agronegócio. Com o convite devidamente feito, vamos ao texto desta semana. Ótima leitura para você!

Enfermeiro Neonatologista A enfermagem neonatal abrange o cuidado e o tratamento com o recém nascido durante os primeiros dias de vida. O profissional poderá desempenhar funções com o bem-estar e o desenvolvimento da criança no centro hospitalar. Dentro da rotina de atuação, o enfermeiro neonatologista poderá encontrar quadros clínicos de alta complexidade e, consequentemente, o trabalho deste profissional poderá abranger o apoio aos familiares que lidam com situações complexas e de risco à saúde da criança. Enfermeiro Sanitarista O enfermeiro sanitarista possui habilitação para atuar com o atendimento público e desenvolvimento de programas educativos de saúde pública. Este profissional poderá atuar em conjunto com uma equipe de saúde para realizar a coleta/análise de informações sanitárias em determinada localidade. Além disso, o trabalho em conjunto aos educadores/assistentes sociais para organização de palestras e exposições, com o propósito de conscientização populacional sobre a saúde, também é possível ao profissional. Enfermeiro Obstétrico A atuação do enfermeiro obstétrico pode ser visualizada em ações de assistência pré-natal, durante a realização do parto e no período puerpério (de, no mínimo, 45 dias após o nascimento do bebê), que é a fase de pós-parto na qual a mulher vivencia mudanças físicas. Este profissional poderá atuar na estrutura hospitalar, ambulatorial e comunitária. A formação do enfermeiro obstétrico, além da parte fisiológica, também poderá ter abordagens sobre o período de lactação. Em geral, este profissional atuará em conjunto com médico obstetra, mas também há possibilidade de atuação em Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto para o enfermeiro obstétrico.

Enfermeiro Nefrologista De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a área da Nefrologia é dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Para o enfermeiro nefrologista, a sua atuação poderá ser prática e desempenhando funções de sua área de atuação, assim como no contato/diálogo com os familiares/acompanhantes de um paciente. O profissional poderá atuar no gerenciamento dos medicamentos para os pacientes, no acompanhamento dos tratamentos e em ações de promoção/conscientização de saúde renal. Enfermeiro Auditor Esta profissão apresenta a atuação administrativa como uma das principais características. O enfermeiro auditor apresenta obrigações na verificação de falhas ou possibilidades de melhorias no cotidiano dos centros hospitalares, clínicas particulares e redes de planos de saúde. O profissional poderá realizar levantamentos sobre questões operacionais, estruturais, técnicas e na administração hospitalar. Além disso, o profissional também poderá realizar pesquisas para mensuração e atuar em ações que visam aprimoramentos no ambiente de trabalho - ao profissional e, principalmente, aos pacientes. Enfermeiro do Trabalho Em geral, o enfermeiro realiza ações de atendimento em ambientes de trabalho e na área da saúde ocupacional. O enfermeiro do trabalho poderá atuar em ações de primeiros socorros, análise da estrutura laboral para apontamento de riscos e periculosidade da atuação. Outra possibilidade de trabalho é o planejamento de ações preventivas e palestras para conscientização aos profissionais. Em geral, a formação do engenheiro do trabalho é feita mediante conclusão do curso de pós-graduação lato sensu.

Enfermeiro Psiquiátrico O profissional possui tratamento direto com ações de saúde mental de pacientes. Além dos centros hospitalares, o enfermeiro também poderá atuar em clínicas, centros de atenção psicossocial e instituições de ensino. A atuação do enfermeiro psiquiátrico também abrange a atenção com os familiares/acompanhantes, a administração dos medicamentos, assim como a realização de assistências/consultorias para grupos médicos sobre as questões psiquiátricas.

2 visualizações
bottom of page