top of page

Pesquisadores criam fone com IA que reproduz uma única voz e cancela ruídos

Sistema que utiliza inteligência artificial consegue aprender vozes e melhorar capacidade de reconhecimento com o tempo

Pesquisadores desenvolveram um sistema acoplado a fones de ouvido que permite escolher escutar apenas uma voz em meio a ruídos. Usando inteligência artificial, a ferramenta é capaz de cancelar todos os outros sons do ambiente e reproduzir para o usuário apenas o que o locutor selecionado diz.


Para usar, basta olhar para uma pessoa por três a cinco segundos para o fone registrar a voz e, a partir disso, o sistema fica fixado nela. Depois disso, mesmo que os participantes do diálogo se movam, as falas continuarão a ser reproduzidas.


O projeto intitulado “Target Speech Hearing” (Audição de Fala Alvo) realizado por pesquisadores da Universidade de Washington foi apresentado durante a sequência de conferências na Conference on Human Factors in Computing Systems realizada em Honolulu, no Hawaí, no início de maio.

“Neste projeto desenvolvemos inteligência artificial para modificar a percepção auditiva de qualquer pessoa usando fones de ouvido, de acordo com suas preferências. Com nossos dispositivos, você pode ouvir um único locutor claramente, mesmo que esteja em um ambiente barulhento com muitas outras pessoas falando”, disse Shyam Gollakota, professor da Escola de Ciência da Computação e Engenharia Paul G. Allen da Universidade de Washington e um dos autores do estudo.


Como o software foi produzido com inteligência artificial, ele consegue aprender com o passar do tempo, criando uma base de dados alimentada pelo usuário. Conforme o locutor escolhido fala, mais acurada fica a identificação quando ele entra em foco novamente.


No protótipo foram colocados dois microfones acoplados a um fone de ouvido do modelo headphone. Quando a pessoa do teste começa a falar, o usuário vira para ela e aperta um botão que registra sua voz, som que deve chegar em ambos os lados. É enviado um sinal para o computador que tem o software que aprende os padrões vocais do locutor desejado. Assim, são cancelados os outros sons do ambiente e apenas a voz selecionada é reproduzida no fone.

Para o futuro do projeto, a equipe deseja expandir o sistema para fones de ouvido intra-auriculares e aparelhos auditivos.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page