Castelo Gaziantep foi construído como uma torre de vigia romana entre os séculos II e IV d.C.
O Castelo de Gaziantep, um Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia, foi fortemente danificado após um forte terremoto e tremores secundários que atingiram o sul do país na manhã desta segunda-feira (6).
“Alguns dos baluartes nas partes leste, sul e sudeste do histórico Castelo de Gaziantep, no distrito central de Şahinbey, foram destruídos pelo terremoto, os destroços foram espalhados na estrada”, informou a agência de notícias estatal turca Anadolu.
“As grades de ferro ao redor do castelo estavam espalhadas nas calçadas circundantes. O muro de contenção ao lado do castelo também desabou. Em alguns bastiões, grandes rachaduras foram observadas.”
A cúpula e a parede oriental da histórica Mesquita Şirvani, localizada ao lado do castelo e supostamente construída no século XVII, também ruíram parcialmente, acrescentou.
De acordo com as escavações arqueológicas, o castelo foi construído pela primeira vez como uma torre de vigia no período romano nos séculos II-IV d.C. e expandido ao longo do tempo.
Ele assumiu sua forma atual entre 527-565 d.C. durante o período do imperador bizantino Justiniano I, de acordo com os Museus Turcos, o site oficial de museus e sítios arqueológicos do país.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br/business/cvm-abre-investigacao-contra-5-empresas-por-comercio-de-ouro-de-garimpo-ilegal/
Comentários