top of page

Nasa homenageia Picasso com imagem cubista captada de Júpiter

Post foi feito no Instagram em vista do que seria o 142º aniversário do pintor espanhol

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, decidiu homenagear o que seria o 142º aniversário de Pablo Picasso, no dia 25/10, de um jeito especial. A organização publicou uma imagem capturada pela Missão Juno, 7 de setembro de 2023, durante seu 54º sobrevoo próximo a Júpiter.


Ela capturou a vista de uma área nas regiões mais ao norte do planeta. “Como acontece frequentemente nas imagens de Juno, as nuvens de Júpiter nesta imagem prestam-se à pareidolia, o efeito que faz com que os observadores percebam rostos ou outros padrões em padrões largamente aleatórios”, diz o post no Instagram.


O que parece ser visto na imagem é um rosto no estilo cubista, movimento que teve Picasso como seu pioneiro, o que serviu para a agência homenagear o pintor espanhol.


“A imagem mostra nuvens turbulentas e tempestades ao longo do terminador de Júpiter, a linha divisória entre os lados diurno e noturno do planeta” descreve o texto. “O baixo ângulo da luz solar destaca a topografia complexa das características desta região, que os cientistas estudaram para compreender melhor os processos que ocorrem na atmosfera de Júpiter.⁣”

⁣ ⁣

Segundo a Nasa, o cientista Vladimir Tarasov fez esta imagem usando dados brutos do instrumento JunoCam. A imagem bruta foi tirada no momento em que a espaçonave Juno estava a cerca de 7.700 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 69 graus norte.⁣



Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br


0 visualização0 comentário

Commenti


bottom of page