top of page

Nasa escolhe empresas para produzir veículos lunares da missão Artemis

Veículo de terreno lunar será usado para explorar a Lua, transportar materiais e recolher amostras

A Nasa selecionou, na quarta-feira (3), três empresas para produzir veículos de terreno lunar que serão usados por astronautas da missão Artemis: Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab.


A ideia é que eles usem o veículo para conduzir pesquisas científicas, explorar a Lua, transportar materiais e recolher amostras. O projeto é uma preparação para que a Nasa possa conduzir missões humanas a marte. A expectativa é de que os veículos comecem a ser usados na missão Artemis V.

“Estamos ansiosos pelo desenvolvimento do veículo de exploração lunar da missão Artemis para nos ajudar a avançar no que aprendemos na Lua”, disse Vanessa Wyche, diretora do Centro Espacial Johnson da Nasa.


“Este veículo aumentará muito a capacidade dos nossos astronautas de explorar e conduzir ciência na superfície lunar, ao mesmo tempo que servirá como plataforma científica entre missões tripuladas.”

Os veículos serão adquiridos pela Nasa por meio de um contrato de serviços com entregas que ainda serão definidas ao longo do projeto, até 2039. O acordo prevê, no entanto, um teto máximo de US$ 4,6 bilhões (cerca de R$ 23 bilhões) para o projeto.

O veículo de terreno lunar precisará suportar as condições extremas do Polo Sul lunar e contará com gerenciamento de energia, direção autônoma e sistemas de comunicação e navegação de última geração. Ele será operado de forma remota entre as missões Artemis e, quando não for usado pela Nasa, ficará disponível para atividades comerciais tocadas pelos fornecedores.

“Usaremos o LTV para viajar para locais que de outra forma não conseguiríamos chegar a pé, aumentando nossa capacidade de explorar e fazer novas descobertas científicas”, disse Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração na Diretoria de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da Nasa. 


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page