Registro foi capturado pelo telescópio James Webb e traz detalhes sem precedentes do objeto espacial
A Nasa divulgou uma imagem inédita do fluxo de matéria produzido por uma jovem estrela, capturada pelo telescópio James Webb. De acordo com informações da agência espacial, o astro é uma espécie de análogo infantil do nosso Sol.
A estrela possui cerca de 8% da massa atual do Sol, mas, um dia, deve se transformar em um corpo celeste semelhante a este.
Segundo a Nasa, regiões luminosas como a que foi registrada pelo Webb são chamadas de Herbig-Haro (HH). Esses objetos espaciais são formados quando “ventos estelares ou jatos de gás expelidos destas estrelas recém-nascidas formam ondas de choque que colidem com gás e poeira próximos a altas velocidades”.
A imagem em questão traz detalhes nunca antes vistos da onda de choque e do jato simétrico que a alimenta, devido a resolução espacial cerca de cinco a dez vezes maior do que qualquer figura anterior do HH 211.
Com o registro destes detalhes sem precedentes, os pesquisadores constataram que o fluxo de saída de matéria do objeto é relativamente lento em comparação com jovens estrelas, ou “protoestrelas”, mais evoluídas com tipos de fluxo semelhantes.
A equipe de cientistas verificou que as velocidades das estruturas de saída mais internas variam de 80 a 100 quilômetros por segundo. “No entanto, a diferença de velocidade entre estas secções do fluxo de saída e o material principal com o qual estão colidindo — a onda de choque — é muito menor”, explica o comunicado divulgado pela agência.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br
Comments