Descoberta foi comprovada 60 anos depois do início do estudo
Após 60 anos de estudo, pesquisadores da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) descobriram um campo elétrico fundamental na atmosfera do planeta Terra.
As descobertas acontecem décadas depois de tentativas de provar a existência do campo de energia global e foram publicadas na revista científica Nature na quarta-feira (28).
Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, o campo elétrico é ambipolar, ou seja, afeta tanto as cargas negativas (elétrons) quanto as cargas positivas (íons). Ele fica localizado a 250 km acima da atmosfera.
O campo agora explica a força que antes era dita como “misteriosa” por trás do “vento polar”, um fluxo contínuo de partículas carregadas dos polos da Terra para o espaço. A equipe não apenas confirmou e quantificou a força do campo, mas também mostrou que ele molda o céu aumentando a altura e a densidade da ionosfera.
“Ele contraria a gravidade e, basicamente, levanta os céus. É como uma correia transportadora que está elevando a atmosfera para o espaço”, disse Glyn Collinson, um dos pesquisadores, em um vídeo publicado pela Nasa sobre a descoberta.
A hipótese confirmada da existência do campo ocorreu graças ao lançamento de um foguete suborbital no Ártico, há dois anos, enviado para tentar provar a teoria.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br
Comments