top of page

“Muito pior do que o médico dar um toque é descobrir que está com câncer e morrer”, diz Lula

Presidente aproveitou sua live semanal para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou, durante sua live semanal nesta terça-feira (7), a importância da prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, após o de pele.


“Todo homem que se preza precisa criar juízo e fazer exame de próstata. Tem vários tipos de exames, mas tem um que os homens têm medo que é o chamado toque. É muito importante que façam, porque pior do que o médico dar um toque é você descobrir que está com câncer e morrer por conta de uma doença que você poderia curar”, alertou o presidente.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a cada 40 minutos um homem morre do câncer de próstata. Dados mostram que 20% dos pacientes com a doença são diagnosticados em estágios avançados.


Além disso, quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Por isso, a importância de exames simples como o de toque e o exame de sangue para identificar o nível de PSA (proteína que tem seus níveis elevados no caso de haver um turmo).

“Os homens precisam criar coragem. Se ele tem medo de levar um toque do médico, ele pergunta para sua mulher quantas vezes ela leva na vida, cada vez que vai ao médico, e sai a mesma mulher que entrou. Seja homem, faça o exame de próstata para que você viva muito mais e cuide da sua família”, completou o presidente.

Lula tratou câncer na laringe

Em outubro de 2011, Lula foi diagnosticado com um tumor de aproximadamente três centímetros na laringe. Na ocasião, o presidente foi submetido a tratamento quimioterápico que durou até fevereiro do ano seguinte.

Exames realizados cerca de um ano após o diagnóstico indicaram remissão completa da doença.


Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, em 2003, e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008.

A ação tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br


1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page