top of page

Mais de 5 mil mortos na Turquia e Síria, nova fase da operação Lesa Pátria e mais de 7 de fevereiro

Fortes terremotos atingiram a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira (6), deixando milhares de mortos, feridos e desabrigados; comunidade internacional se junta para auxiliar

A mobilização da comunidade internacional após terremotos deixarem mais de 5 mil mortos na Turquia e Síria, e a nova fase da operação Lesa Pátria da Polícia Federal (PF) estão entre os destaques desta terça-feira (7).

Comunidade internacional se junta para auxiliar Turquia e Síria após terremotos

Fortes terremotos atingiram a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira (6), deixando milhares de mortos, feridos e desabrigados. Os tremores foram os mais fortes em um século na região.


Até a manhã desta terça (7), o número confirmado de mortes nos dois países já passava de 5.000. A quantidade de prédios que colapsaram apenas na Turquia passou de 5.600.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, pelo menos 75 tremores secundários medindo 4,0 graus ou mais na Escala Richter ocorreram após o primeiro terremoto.

Diante disso, a comunidade internacional prestou solidariedade e se prontificou a enviar suprimentos e ajuda à região afetada, juntando mais de 40 nações.

PF cumpre mandados contra policiais militares do DF em nova fase de operação Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta terça-feira (7), uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que tem como alvo os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro em Brasília.

Entre os alvos estão policiais militares do Distrito Federal (DF) que não cumpriram ordens de comando durante os ataques contra as sedes dos Três Poderes. A Corregedoria da corporação acompanha a movimentação.

Nesta quinta fase da ação policial, são cumpridos, no total, 10 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF): três de prisão temporária, um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão.

O alvo do mandado de prisão preventiva é o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que, no dia 8 de janeiro, era chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF (PMDF).

Lula e Janja se mudam para o Alvorada nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, passarão a morar oficialmente no Palácio do Alvorada, em Brasília, a partir desta segunda-feira (6). A informação foi confirmada por fontes ligadas ao petista.

Lula chegou do Rio de Janeiro, onde foi acompanhar a posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, direto para o Alvorada.

O Palácio foi alvo de críticas da primeira-dama pelas más condições em que se encontrava quando foi deixado pela família Bolsonaro, com vidros rachados, infiltração e móveis rasgados, por exemplo.

Após formação dos blocos, Senado planeja definir comissões nesta semana

Com os blocos partidários definidos e passada a eleição da presidência e da mesa diretora, o Senado Federal se voltará, nesta semana, para definir as presidências das comissões.

No Senado, líderes pretendem escolher os nomes que vão presidir as 14 comissões permanentes da Casa. Nos bastidores e desde antes da eleição, o presidente reeleito da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem conversado com líderes.

Após confirmação da vitória de Pacheco, há um certo consenso nos bastidores que a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal do Senado, deverá ficar, novamente, com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um dos principais articuladores da reeleição do senador por Minas Gerais.

Em busca de vaga na final, Flamengo estreia hoje no Mundial contra o Al-Hilal

O Flamengo fará sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira (7) contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, pela semifinal do torneio.

A partida está marcada para começar às 16h (horário de Brasília), no estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos.

Quem avançar da partida desta terça-feira estará classificado para a final do Mundial e aguardará o vencedor do confronto entre Real Madrid e Al-Ahly, do Egito, que jogam na quarta-feira (8).


1 visualização
bottom of page