top of page

Maior pista de gelo ao ar livre do mundo é fechada por falta de gelo

O Rideau Canal Skateway, no Canadá, recebe mais de um milhão de visitantes por ano

Primeiro, foram as estações de esqui que não puderam operar devido à crise climática. Agora, a maior pista de gelo ao ar livre do mundo enfrenta a possibilidade de uma temporada totalmente fechada, devido à falta de gelo.

Confirmado pelo Guinness como a maior pista de gelo naturalmente congelada do mundo, o Rideau Canal Skateway em Ottawa, no Canadá, recebe mais de um milhão de visitantes por ano.


A Skateway de aproximadamente 8 km é, na verdade, parte do Rideau Canal, um Patrimônio Mundial da UNESCO de cerca de 200 km que conecta Ottawa ao Lago Ontário e ao Rio St. Lawrence.

O Skateway é a parte do canal que atravessa o centro de Ottawa, do centro da cidade até Dow’s Lake.

Todos os anos, geralmente do início de janeiro ao início de março, cerca de um milhão de pessoas se aglomeram no local para patinar, arrastar os pés ou caminhar por ele, ou passear pelos caminhos que o acompanham.

Em janeiro, a CNN Travel nomeou Ottawa como um de seus 23 lugares para ir em 2023, graças ao Skateway.

Suas datas de abertura, no entanto, são sempre dependentes do clima.

O Skateway é aberto ao público quando o gelo tem pelo menos 30 centímetros de espessura.

Esse tipo de espessura precisa de 10 a 14 dias de “clima frio consecutivo”, de acordo com a Comissão Nacional da Capital (NCC, na sigla em inglês), que administra o local.

Para esta tarefa, “frio” é definido como -10°C a -20°C. Os profissionais se preparam para o início da temporada de patinação inundando o gelo (já profundo) para engrossá-lo ainda mais.

Mas este ano não há gelo suficiente para criar a pista de skate.

Ottawa está passando por um dos invernos mais quentes de todos os tempos, já que as temperaturas na capital geralmente muito fria permaneceram amenas.

À medida que as mudanças climáticas aceleram, os invernos estão ficando mais quentes em todo o mundo. Os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados no planeta.

“As temperaturas sazonais persistentes acima do normal e as condições atuais do gelo nos impedem de abrir o Rideau Canal Skateway esta semana”, disse um porta-voz do NCC à CNN por e-mail.

“Continuamos esperançosos de poder receber os skatistas no Skateway este ano. Reavaliaremos as condições no final de semana”.

Em 3 de fevereiro, a NCC emitiu um alerta de segurança, dizendo ao público que o gelo era “perigosamente fino” com água de até 4,2 metros de profundidade abaixo dele.

“A presença de equipes de trabalho nos canais nos próximos dias não deve ser interpretada como um sinal de que a superfície do gelo está estável”, declarou.

“A equipe é composta por profissionais que sabem gerir os riscos associados ao seu trabalho.”

Assim que o Skateway estiver pronto, bandeiras verdes aparecem para sinalizar que é seguro. E uma vez aberto, todas as noites (se o tempo permitir) a superfície é varrida e o gelo é inundado novamente para suavizar as rachaduras. Cerca de 22.000 patinadores vão ao gelo todos os dias. A NCC já está trabalhando para manter o Skateway em serviço, apesar da crise climática. Em 2022, fez parceria com a Carleton University para abordar os impactos das mudanças climáticas no local. Um projeto de quatro anos verá os primeiros dois anos gastos coletando dados e, em seguida, modelando para prever o comportamento futuro do gelo. Por fim, os acadêmicos irão sugerir soluções para a adaptação do Skateway.

0 visualização
bottom of page