Furacão Max poderá gerar ventos de 112 km/h; tempestade Lidia tem previsão de chuvas de até 305 milímetros
O México se prepara para enfrentar uma tempestade e um furacão nesta semana, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).
A tempestade tropical Max tem atualmente ventos de 112 km/h com rajadas mais fortes e está localizada a cerca de 129 km ao sul de Zihuatanejo, no México. A tempestade tem vida relativamente curta e atingirá a costa na tarde desta segunda-feira (9).
Um alerta de tempestade tropical está em vigor de Acapulco a Punta San Telmo, o que significa que as condições do tempo começarão a mudar ao longo desta segunda.
Chuvas fortes de 101 a 203 milímetros, com máximas locais de 305 milímetros, também podem ocorrer até terça-feira (10) nos estados de Guerrero, Michoacán e nas seções costeiras do oeste de Oaxaca, no sudoeste do México. São esperadas inundações repentinas e deslizamentos de terra.
A tempestade tropical Lidia tem atualmente ventos de 112 km/h e deverá se tornar um furacão nesta segunda-feira. Espera-se que Lidia se fortaleça para um furacão de categoria 2 antes de atingir o centro-oeste do México na noite de terça-feira.
Um alerta de furacão está em vigor para:
Ilhas Marias
Praia Perula a Mazatlán
Um alerta de tempestade tropical está em vigor para:
Mazatlán à Baía de Tempehuaya
Manzanillo − Playa Pérula
Espera-se que a tempestade Lidia produza chuvas de 101 a 203 milímetros, com máximos locais de 305 mm até quarta-feira (10), no estado de Nayarit, nas partes sul do estado de Sinaloa e nas partes costeiras do estado de Jalisco, no oeste do México. É provável que estas chuvas produzam inundações repentinas e urbanas, juntamente com possíveis deslizamentos de terra em áreas mais altas perto da costa.
A tempestade Lidia também pode representar uma ameaça para o sul do Texas. Por isso o Weather Prediction Center (WPC), dos Estados Unidos, emitiu um ligeiro risco de chuva excessiva, de nível 2 a 4, para o sul do Texas. Precipitações de 76 a 127 milímetros poderão ocorrer desta terça até a manhã desta quarta.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br
Commentaires