top of page

Márcio Gomes: Glória Maria cobriu fatos históricos e viveu aventuras

Presente na televisão há cinco décadas, era íntima do público, ela inovou na linguagem e tratava a câmera como uma pessoa; jornalista morreu nesta quinta (2) em decorrência de um câncer Quem de nós não tem lembranças de Glória Maria? Suas coberturas jornalísticas, suas viagens, suas experiências.

Presente na televisão há cinco décadas, era íntima do público. Inovou na linguagem e tratava a câmera como uma pessoa. Noticiava como se estivesse contando uma história para alguém.


Glória viu e cobriu momentos importantes. Em plena ditadura, virou desafeto do general João Figueiredo ao bater de frente com o então presidente do Brasil.

Esteve na posse do democrata Jimmy Carter à Presidência dos Estados Unidos, em 1977. Em 1982, foi a primeira jornalista mulher do Brasil a cobrir a guerra das Malvinas.

Glória esteve ao lado de ídolos, como quando entrevistou o cantor Michael Jacksonem uma visita do Rei do Pop ao Brasil.

A jornalista foi diagnosticada com um câncer no pulmão há quatro anos. Tempos depois, houve metástase no cérebro. E, desde o ano passado, o tratamento deixou de fazer o efeito esperado.

Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2) no Rio de Janeiro. Ela deixa duas filhas: Laura e Maria.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Glória deixou suas marcas na memória de brasileiros e brasileiras.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, ressaltou: “quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão”.

O cantor Emicida escreveu que, se hoje tem um Emicida, é porque antes existiu uma Glória Maria.

Também nas redes sociais, a atriz Taís Araújo escreveu: “Glória mudou o meu mundo, mudou o nosso mundo”.

Deste mundo, a jornalista mostrou mais de 100 países em suas reportagens. E chegou ao topo dele, ao pisar no Himalaia.

A cada história, uma aventura diferente. E, quanto mais ação, melhor, protagonizando até algumas cenas hilárias.

Glória caiu no gosto do público da internet e virou rainha dos memes, seja provando a erva jamaicana, tendo os carimbos do passaporte como inspiração ou até se enterrando num buraco.

Ícone da televisão. Símbolo da liberdade.

Glória Maria contou histórias E fez história.

0 visualização

Comments


bottom of page