top of page

Histórias de mulheres se destacam na corrida pelo Oscar que acontece domingo (12)

Filmes protagonizados por atrizes estão na lista das principais categorias que levarão a estatueta

Michelle Yeoh abre caminho através de um multiverso, Angela Bassett lidera uma nação em luto na guerra e Cate Blanchett manipula tortuosamente os membros de uma orquestra de classe mundial.

Histórias variadas protagonizadas por atrizes estão na lista de filmes que concorrem ao Oscar no domingo (12), refletindo ganhos em uma indústria que há muito tempo relega as mulheres a papéis secundários na sombra de heróis masculinos.


“É um ano extraordinário para as mulheres”, disse a atriz de “Tár” Cate Blanchett no mês passado no British Film Academy Awards (Baftas).

“E sabemos que somos apenas a ponta do iceberg”, acrescentou ela. “Todos os anos, há performances idiossincráticas e notáveis que quebram o mito de que a experiência das mulheres é monolítica.”

“Tár” está competindo pelo prêmio de melhor filme com o favorito “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, uma aventura de kung fu estrelada por Michelle Yeoh como protagonista encarregada de salvar o mundo.

“Entre Mulheres”, fala sobre mulheres menonitas lutando contra agressões sexuais em sua comunidade e também está concorrendo ao prêmio de melhor filme.

Na corrida de atriz coadjuvante, Angela Bassett está concorrendo por interpretar a rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, um filme de super-herói da Marvel que colocou as mulheres guerreiras em primeiro plano.

Ainda assim, Hollywood continua longe de ser um lugar de paridade de gênero.

“As mulheres estão progredindo em certas áreas da telona”, disse o sociólogo da UCLA Darnell Hunt, coautor de um relatório anual sobre a diversidade de Hollywood. Mas, acrescentou Hunt, elas “têm um longo caminho a percorrer, principalmente nos bastidores”.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização
bottom of page