top of page

Hidratação é importante para evitar efeitos do calor; médico dá dicas para driblar altas temperatura

À CNN Rádio, o cardiologista Ricardo Costa explicou que o corpo tem mecanismos próprios para suportar o calor

A hidratação é essencial para driblar os efeitos que as altas temperaturas causam no corpo, segundo o cardiologista Ricardo Costa.

À CNN Rádio, ele explicou quais são as melhores formas para driblar o calor que atinge boa parte do Brasil nos últimos dias.


“O funcionamento do corpo depende de uma temperatura ideal, que é regulada a partir da hidratação”, disse.

Segundo o especialista, a exposição ao calor extremo ativa mecanismos do corpo para manter essa temperatura.


“Num primeiro momento, existe vasodilatação, onde se perde líquidos do sistema cardiovascular, há queda de pressão, mal-estar, tontura e até desmaios”, alertou.


O cardiologista destacou que a hidratação adequada e evitar a exposição excessiva ao sol são importantes para driblar esses efeitos.


Ricardo Costa chamou a atenção para os grupos de risco, como idosos e crianças, que devem ficar em alerta para as altas temperaturas.


Veja mais – Onda de Calor: Capitais ultrapassam os 40ºC

De acordo com o médico, não é necessário interromper a atividade física, que é preventiva para doenças cardíacas, mas, sim, evitar o horário de exposição mais forte.


“Passar protetor solar, estar em ambientes arejados, limitar exposição, usar bonés e roupas que limitam os efeitos da radiação solar são medidas que surtem efeito”, completou.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br






1 visualização

留言


bottom of page