top of page

Gestão de Pessoas: saiba como é o curso tecnólogo mais procurado

Um levantamento divulgado pelo Instituto Semesp em maio deste ano revelou que o curso de Gestão de Pessoas foi o tecnológico com maior número de alunos em 2018, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EaD). Ao todo, foram mais de 100 mil matrículas.

Se você faz parte dessa parcela da população que se interessa por essa área, fique atento aos próximos parágrafos, nos quais você pode encontrar detalhes sobre a formação em Gestão de Pessoas.

O curso possui duração média de dois anos e tem como objetivo principal capacitar profissionais para gerenciar equipes e os processos que envolvem a relação profissional.

Percebeu alguma semelhança com o curso de Gestão de Recursos Humanos? De fato, as duas formações compartilham a mesma base, mas a nomenclatura pode variar de acordo com a instituição de ensino.


Qual é a diferença entre Gestão de Pessoas e RH?

No site E-MEC, ao acessar a página de consulta avançada sobre cursos de graduação, é possível encontrar quatro instituições brasileiras que utilizam o nome Gestão de Pessoas. As demais substituíram por Gestão de RH.

De acordo com a coordenadora do curso de tecnólogo em Gestão de RH do Mackenzie, Profa. Dra. Natacha Bertoia, o termo recursos humanos é utilizado internacionalmente.


"Gestão de Pessoas é um termo que foi incorporado aqui no Brasil principalmente para deixar de ter recursos humanos, porque recursos humanos pode soar como as pessoas sendo recurso. Basicamente é a mesma coisa, o que acontece é que às vezes a gente encontra alguns cursos em que Gestão de Pessoas está muito mais voltado para um gestor em gerir a sua equipe. Enquanto o curso de RH está mais voltado para entender os processos e atividades da área", explica Bertoia.


Outro fator que pode esclarecer o fato dos nomes diferentes e o de RH ser mais comum, segundo a coordenadora, é que o curso pode estar homologado no Ministério da Educação (MEC) como Recursos Humanos. Ela deixa claro, porém, que não há um consenso no contexto educacional ou mesmo de mercado de trabalho quanto a isso.

Em relação ao aumento da procura pelo curso, Bertoia argumenta que as pessoas querem cada vez mais aprimorar suas competências para lidar com a equipe de trabalho.

Como é o curso de Gestão de Pessoas?

Com duração média de dois anos, os dois primeiros semestres possuem conteúdos mais voltados ao ambiente empresarial. Já nos dois últimos, os alunos passam a ter disciplinas voltadas para recursos humanos.


"O curso permite conhecer todos os processos de gestão de pessoas desde recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação então o aluno vai ter conhecimento de todas as áreas que estão relacionadas à gestão de pessoas", ressalta Bertoia.

Por esse motivo, ela acrescenta que é fundamental para esse profissional em formação acreditar que as pessoas são o diferencial em uma organização.



Quando questionada sobre o maior desafio do curso, a coordenadora revelou que acredita que seja a utilização de tecnologias vinculadas ao RH como a utilização de big data. Segundo ela, "cada vez mais há utilização de tecnologia, mas ela deve ser uma ferramenta para auxiliar o processo, a atividade profissional e não substituir".


O estágio não é obrigatório, mas os estudantes têm permissão para fazer se desejarem. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também não é obrigatório, mas algumas instituições de ensino podem solicitar.


No Mackenzie, em vez de desenvolver o TCC os alunos produzem um projeto integrador, no qual eles precisam analisar a situação de uma empresa e propor uma intervenção.

Com o aumento da procura pelo curso o mercado de trabalho pode ficar saturado?

Para a Profa. Dra. Natacha Bertoia, "sempre terão oportunidades, sejam nas empresas ou como um aprimoramento de competências para quem já é gestor". Ela acrescenta que muitos alunos do curso estão fazendo a segunda graduação.

Além disso, os profissionais de recursos humanos que se interessam pela área normalmente fazem uma especialização após a formação.

3 visualizações

Commentaires


bottom of page