top of page

Garimpeiros ainda estão destruindo terras, diz presidente de conselho Yanomami

À CNN Rádio, Junior Yanomami, do Conselho Distrital de Saúde Yanomami, afirmou que entre 30 e 40% de garimpeiros deixaram as terras indígenas

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Yanomami Junior Yanomami afirmou que garimpeiros “ainda estão destruindo” as terras indígenas.

Em entrevista à CNN Rádio, ele contou que entre 30 e 40% deles foram retirados, e disse que os garimpeiros “não têm medo porque sabem que não serão responsabilizados.”

Junior Yanomami relatou que, ao atuar no resgate de crianças com problemas de saúde, ainda vê essas pessoas “destruindo rios e usando helicópteros deles.”

Ao menos 40 crianças yanomami em estado de desnutrição e com malária foram recuperadas, atendidas tanto no Surucucu, quanto na Casa de Apoio à Saúde Indígena de Boa Vista.

Elas foram devolvidas às suas comunidades.

“Nossa preocupação é que a situação delas pode voltar, não tinha como permanecer com as crianças, estávamos com lotação e precisávamos atender outras”, ressaltou.

Junior afirmou que todas elas seguem monitoradas por agentes de saúde, mas que, sem a recuperação dos rios, por exemplo, a situação é agravada.

“O Governo Federal ainda terá muita coisa para consertar”, completou.

Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page