top of page

Foguete Ariane 6, de concorrente da SpaceX, é aprovado em teste de lançamento

Voo inaugural pode ser realizado em 2024; veículo está sendo desenvolvido por Airbus e Safran

O lançador europeu Ariane 6 foi aprovado em um ensaio importante na preparação para seu primeiro voo, informou a Agência Espacial Europeia (ESA), que se prepara para levar o foguete para a plataforma de lançamento em 2024.

Os resultados definitivos dependerão de uma análise dos dados nos próximos dias após o teste de quinta-feira, que foi realizado após uma pausa na contagem regressiva final causada pelo que os funcionários da ESA descreveram como uma “anomalia leve”.


O teste no porto espacial europeu na Guiana Francesa envolveu a ignição do motor Vulcain 2.1 do estágio central e seu funcionamento por sete minutos, que é aproximadamente o tempo que o lançador levaria para chegar ao espaço, disse a ESA.


O Ariane 6 está sendo desenvolvido pelo ArianeGroup, uma joint venture entre a Airbus e a Safran, com o objetivo de competir com a SpaceX, fornecedora de lançamentos privados dos EUA.


O foguete anterior, Ariane 5, voou pela última vez em julho, e o Vega C, de menor porte, continua em terra após uma falha em dezembro do ano passado, deixando a Europa sem acesso independente ao espaço. A Rússia bloqueou o uso europeu de seus foguetes Soyuz no ano passado em resposta às sanções ocidentais sobre a Ucrânia.


“Estamos de volta ao caminho certo para garantir o acesso autônomo da Europa ao espaço”, disse o diretor geral da ESA, Josef Aschbacher, em comunicado na noite de quinta-feira.


Aschbacher disse no mês passado que esperava poder anunciar uma janela de lançamento para um voo inaugural a ser realizado em 2024, dependendo dos resultados do teste realizado na quinta-feira.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br




2 visualizações
bottom of page