top of page

Foco! Veja 5 dicas para manter exercícios físicos durante as férias

Em meio às férias e celebrações, é comum deixar os exercícios em segundo plano, mas manter a consistência é essencial para o bem-estar


A chegada das férias de fim de ano é marcada por um período de celebrações, reuniões familiares, viagens e mudanças significativas na rotina diária. As alterações de atividades podem, por exemplo, fazer com que os treinos na academia fiquem em segundo plano.

Entretanto, especialistas defendem que planejar os horários de acordo com as confraternizações e passeios das férias pode ajudar a manter uma rotina de exercícios. O recesso pode ser o momento de realizar atividades físicas além da academia, seja em ambientes diferentes, ao ar livre ou em casa.


1. Horário fixo

Segundo a personal trainer Carol Borba, ter um horário para realizar os exercícios físicos auxilia na manutenção de hábitos saudáveis durante o resto do recesso. “Mesmo treinos com curta duração podem fazer bem para a saúde. Como costumo dizer nas minhas aulas online: ‘Não me abandone’”, encoraja.

Para aqueles que vão viajar e farão a prática ao ar livre, é importante considerar questões climáticas. A luz do sol atinge sua intensidade máxima entre 10h e 14h, período em que o calor excessivo pode levar à desidratação e exaustão. Portanto, é aconselhável dar preferência aos treinos no início ou final do dia, quando as temperaturas são mais amenas e o sol, menos intenso.


2. Confraternização consciente

O endocrinologista Filippo Pedrinola explica que um erro comum nas festas de fim de ano é a alimentação excessiva em conjunto com o comportamento sedentário. Em média, uma pessoa pode consumir 6 mil calorias no dia de Natal, três vezes a quantidade diária recomendada.

“Não há receita milagrosa para comer de tudo e não ter nenhuma consequência negativa, mas há como amenizarmos”, afirma o especialista. “O segredo está na quantidade, em ter consciência do quanto você está ingerindo. Isto é, se for comer de tudo, opte por porções pequenas”, acrescenta.


3. Atividades variadas

Se as férias de fim de ano incluem viagens, uma sugestão é aproveitar o momento para variar as atividades físicas: caminhadas na praia, corridas em parques locais ou, até mesmo, exercícios no hotel utilizando o peso do corpo são alternativas viáveis.


4. Metas realistas

Definir metas para o período de férias pode ser um desafio, mas é importante que elas sejam realistas e alcançáveis. Isso evita a frustração e ajuda a manter o foco. “Veja quanto tempo você pode se comprometer de forma realista com o exercício e quando isso pode acontecer”, afirma o personal trainer e especialista em desempenho Luke Worthington.


5. Atividades em grupo

Aproveitar o espírito de confraternização das festas para integrar atividades em grupo aos seus treinos pode ser uma excelente ideia. Participar de aulas de dança, caminhadas coletivas ou organizar sessões de exercícios com amigos e familiares pode ser uma maneira divertida de manter a motivação e a regularidade nos treinos.


1 visualização
bottom of page