top of page

Estudo revela surgimento de área similar a deserto no Brasil

Pela primeira vez na história, desde que se iniciou o monitoramento climático no país, o Brasil apresenta regiões com clima árido no norte da Bahia

Pela primeira vez na história, desde que se iniciou o monitoramento climático no país, o Brasil apresenta regiões com clima árido.

Um estudo feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgãos do governo federal, mostra que a falta de chuvas nos últimos 30 anos desenvolveu um clima similar ao de deserto na Bahia.

A pesquisa mostra que há uma tendência ao aumento da aridez em todo o país, exceto na região Sul. Segundo Javier Tomasella, pesquisador do Inpe, isso acontece devido a dois fatores: precipitação e evaporação.

“No Brasil, principalmente no Nordeste, a temperatura está aumentando muito, consequentemente, aumenta o processo de evaporação, fator que também está atribuído ao aquecimento global”, esclarece o pesquisador.

No Nordeste, o clima semiárido sempre foi predominante, complementa Tomasella. Na análise feita de 1990 a 2020 apareceram regiões com clima árido pela primeira vez. ”Nunca antes na história do país aconteceu essa condição”.


Apesar de não ser uma área abrangente da região Nordeste, a situação preocupa o pesquisador: “É muito mais fácil pegar fogo. Quando o ar fica mais seco, afeta qualquer atividade, seja na área econômica, como a agricultura, ambiental, com a incidência de queimadas, ou da saúde, com problemas respiratórios.”


As regiões classificadas como semiáridas se concentram na região Nordeste (exceto Maranhão) e no norte de Minas Gerais e também estão em expansão.


Índice de aridez

O índice de aridez mede o grau de secura de uma região. A partir disso, é possível identificar as áreas com falta de água e risco de desertificação, que é o processo de diminuição da umidade do solo.


No estudo, foi analisada a razão entre a chuva acumulada em cada um dos períodos e a evapotranspiração.


Diferença entre clima semiárido e árido

Segundo Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus, o clima árido é o considerado um clima desértico, com baixa umidade.


“Qualquer precipitação que possa ocorrer evapora super rápido”. A principal característica desse clima é a seca: “As regiões mais áridas são os desertos”, lembra Tomasella.


A meteorologista explica que no clima semiárido ainda ocorre alguma precipitação, mas é muito espaçada. “No semiárido, a gente tem longos períodos de seca entre uma chuva e outra.”


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br






0 visualização
bottom of page