top of page

Entenda o que é afasia, condição que afeta Bruce Willis e Wendy Williams

O quadro interfere na capacidade de falar e compreender a linguagem verbal e escrita e pode estar relacionado a outras questões de saúde

A afasia é uma doença que impede a comunicação de uma pessoa, pois “afeta a capacidade de falar, escrever e compreender a linguagem verbal e escrita”, de acordo com a Mayo Clinic. Essa é a condição que o ator Bruce Willis sofre e que o levou a parar de atuar, conforme compartilhado por sua família nas redes sociais.

Embora não haja mais detalhes sobre a saúde do ator, uma postagem na conta de Instagram de sua filha indicou que ele “tem enfrentado alguns problemas de saúde” e a afasia “está afetando suas habilidades cognitivas”.


De acordo com a Mayo Clinic, essa condição pode ser causada por AVC (acidente vascular cerebral), traumatismo cranioencefálico, tumor cerebral ou doença degenerativa.

Além disso, “a gravidade da afasia depende de vários fatores, incluindo a causa e a extensão do dano cerebral”.

A doença também pode ocorrer repentinamente, de acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), que pertence aos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.


“De acordo com a Associação Nacional de Afasia, há atualmente cerca de um milhão de pessoas nos Estados Unidos que sofrem de afasia e quase 180 mil novos casos a cada ano. Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de ter afasia”, segundo o NIDCD.


Causas da afasia

Essa condição pode ocorrer devido a danos cerebrais em uma ou mais partes relacionadas à linguagem, afirma o NIDCD. Muitas vezes, “a causa da lesão” é “um acidente vascular cerebral”, que “ocorre quando um coágulo sanguíneo ou ruptura de um vaso sanguíneo” impede que o fluxo sanguíneo “chegue a alguma parte do cérebro”, explica a entidade.

Outras causas podem ser golpes graves na cabeça, tumores cerebrais, ferimentos à bala, infecções cerebrais ou mesmo “distúrbios neurológicos progressivos, como a doença de Alzheimer”.


Sintomas

De acordo com a Mayo Clinic, os seguintes sintomas estão relacionados à afasia — que por si só pode ser “um sinal de alguma outra condição, como acidente vascular cerebral ou tumor cerebral”:

  • Falar frases curtas ou incompletas;

  • Dizer frases sem sentido;

  • Substituir uma palavra ou som por outro;

  • Dizer palavras irreconhecíveis ou incoerentes;

  • Não entender as conversas de outras pessoas;

  • Escrever frases sem sentido.

Tratamento

Como a afasia afeta a capacidade de comunicação, as pessoas com essa condição podem ter “problemas de qualidade de vida” e afetar aspectos da vida como “trabalho, relacionamentos e funcionamento diário”, de acordo com a Mayo Clinic.

“As barreiras linguísticas podem causar vergonha, depressão e problemas de relacionamento”, afirma o centro de saúde.

Devido às alterações que ocorrem no cérebro, é possível que o cérebro se recupere e quem sofre de afasia tenha de volta “as suas capacidades de linguagem e comunicação nos primeiros meses, mesmo sem tratamento”, afirma o NIDCD. Porém, também é possível fazer a reabilitação com terapias para recuperar totalmente as habilidades de comunicação.


“A terapia da afasia visa melhorar a capacidade de comunicação de uma pessoa, a ajudando a usar as competências linguísticas restantes, a recuperar a capacidade de falar tanto quanto possível e a aprender outras formas de comunicação, como gestos, imagens ou a utilização de dispositivos eletrônicos”, disse o NIDCD.

A Mayo Clinic recomenda que a consulta médica quando houver dificuldade para falar, compreender a fala, dificuldade para lembrar palavras ou dificuldade para ler ou escrever.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page