top of page

Engenheiros criam roupa inspirada em “Duna” que reaproveita água do corpo; veja

Criadores de conteúdo do Youtube fizeram em um dia uma vestimenta que consegue reutilizar a umidade do corpo

Os engenheiros do canal do Youtube Hacksmith Industries criaram um traje inspirado nos uniformes destiladores da franquia “Duna“, que transforma o suor e a urina em água potável. Na história que se passa 20 mil anos no futuro os Fremen, moradores do deserto, têm que reutilizar a umidade do corpo, já que a umidade é escassa no ambiente.


Utilizando peças de computador e equipamentos de proteção pessoal (EPIs), os criadores de conteúdo conseguiram fazer uma vestimenta funcional em apenas um dia. Quando perguntado sobre o gosto do líquido, a resposta de Darryl foi “igual água!”.


Para construir o traje destilador, foi utilizado um refrigerador termoelétrico, peça projetada para resfriar eletrônicos que têm um polo frio e outro quente. O lado com menor temperatura ficou dentro do macacão, atraindo a umidade do ar retido — não muito diferente de um desumidificador. A água era direcionada para uma bolsa e a quantidade foi suficiente para beber “em goles”, mesmo estando quente.



Com um filtro de ar comprado em loja de material esportivo, os engenheiros conseguiram garantir que o ar respirado na máscara seria seguro — já que ele é reutilizado dentro do traje. A criação foi testada com Darryl passando tempo em uma sauna e indo para a academia, provando que o projeto funcionou. Para finalizar, colocaram um macacão cinza apenas para se parecer com o figurino do filme.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page