top of page

Descubra o que está sendo levado no 1º voo tripulado do Starliner, da Boeing

Junto da tripulação e dos instrumentos de voo, foram enviados alguns objetos; saiba quais são

Nesta quarta-feira (5) foi lançada ao espaço a espaçonave Starliner, da Boeing. A decolagem aconteceu por volta das 12h (horário de Brasília), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). A nave é levada ao espaço por um foguete Atlas V, da ULA (United Launch Alliance).

Ocupado por dois astronautas — Suni Williams e Butch Wilmore –, o veículo tem como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), onde ficará atracado por uma semana. Junto com a tripulação e os instrumentos de voo foram enviados alguns objetos. Saiba quais são.


No total, o Starliner está transportando cerca de 344 kg de carga para a Estação Espacial Internacional. Além de uma bomba de reposição que ajudará a manter o fluxo do circuito de água fechado na estação, a tripulação está levando alimentos, roupas, provisões médicas, equipamentos de exercícios, suprimentos e ferramentas para o veículo, além de equipamentos fotográficos e de mídia.

Mas alguns itens especiais e pessoais também estão embalados dentro da cápsula.

Um desses itens é um pen drive que contém 3.500 imagens de obras de arte de crianças que vivem em 35 estados dos EUA e 66 países diferentes.


Wilmore está levando dois anéis de ouro que se assemelham ao distintivo de piloto astronauta da Marinha dos EUA que ele mandou fazer para seu pai e seu irmão, de acordo com a Nasa. Ele também carrega camisetas da Universidade Tecnológica do Tennessee e da Universidade do Tennessee, suas alma maters.

Williams escolheu camisetas da Academia Naval dos EUA e da Escola Primária Sunita L. Williams, localizada em Needham, Massachusetts, que ela considera sua cidade natal. Além disso, está levando um distintivo de mergulhadora e duas plaquetas de identificação dos seus Labradores Retrievers.

Calypso, o narval

Megan Cruz, da comunicação da Nasa. segura Calypso, o brinquedo de pelúcia em forma de narval que está a bordo do Starliner da Boeing / Nasa TV/Reprodução

O brinquedo brilhante de um narval está servindo a um propósito importante como indicador de gravidade zero, flutuando quando o Starliner atinge o espaço e a tripulação experimenta microgravidade. O Calypso continua uma longa história da Nasa de usar brinquedos no espaço como ferramentas que sinalizam a gravidade.


A sobrinha e o sobrinho de Williams a ajudaram a selecionar este indicador em particular. Ela queria escolher um objeto que aumentasse a conscientização sobre como a pesquisa espacial e oceânica estão interligadas.

Williams também nomeou a cápsula Starliner como Calypso em homenagem ao explorador Jacques Cousteau e seu navio, que ele navegou ao redor do mundo para compartilhar ideias sobre os oceanos do mundo. Suni acredita que o Starliner fará o mesmo pelo espaço, disse Megan Cruz, da comunicação da Nasa, durante a transmissão ao vivo.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page