top of page

Copa do Mundo: confira 5 profissões em alta na competição

Atualizado: 17 de jan. de 2023

A Copa do Mundo está em andamento e todos os olhos dos amantes - e também não amantes - do futebol estão de olho nas partidas que estão sendo realizadas no Catar. A primeira fase da competição está chegando ao fim e, em seguida, os jogos das oitavas de final se aproximam dos torcedores.

Além dos atletas, comissão técnica e torcedores,

Jornalista esportivo

O jornalista esportivo é um profissional que trabalha com a cobertura e veiculação de notícias sobre eventos esportivos. A pessoa que tem conhecimento das minúcias jornalísticas e do dia a dia da profissão, mas também possui ciência das modalidades esportivas, regras, órgãos competentes e quaisquer assuntos que tenham relação com esportes e jornalismo.

Durante a Copa do Mundo, o profissional poderá atuar em veículos de comunicação, como jornais, canais de televisão, rádios e revistas. Há também possibilidades de atuação independente e para portais da internet, que também abrangem oportunidades de trabalho ao jornalista esportivo.

Por fim, as redes sociais também configuram como um espaço para divulgação e compartilhamento dos conteúdos do jornalista esportivo.


Psicólogo do esporte

O psicólogo do esporte é um profissional essencial para a saúde psíquica de equipes de atletas. Ele é responsável por garantir o desenvolvimento e o equilíbrio emocional dos esportistas, e por fornecer apoio na lida com os fatores psicológicos que influem no dia a dia dos esportistas.

Vale relembrar que atuar em uma Copa do Mundo é o sonho de quase todos os jogadores, mas também representa uma grande responsabilidade para os atletas. Por isso, é comum que o atleta se sinta pressionado e a presença de um profissional da psicologia pode ser um diferencial aos atletas em um momento de êxtase, realização profissional e muita pressão.

Este profissional poderá atuar em diversas áreas profissionais que envolvem o esporte. Centros de treinamento esportivo, projetos sociais relacionados a esportes, escolas e centros esportivos para crianças e adolescentes e centros de reabilitação para esportistas são exemplos de atuação deste profissional.


Fisioterapeuta

Neymar, Danilo e Alex Sandro são três jogadores que se lesionaram na fase de grupos da Copa do Mundo e vão precisar dos cuidados do departamento médico e, dentre os integrantes, o fisioterapeuta.

Assim sendo, o fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que irá executar métodos e técnicas médicas e fisioterápicas, a fim de restaurar a capacidade física do paciente, devolvendo-lhe os movimentos do atleta, que estão limitados por lesão na prática esportiva.

De acordo com a página da profissão, a atuação do fisioterapeuta está baseada no tratamento e prevenção de doenças e lesões que podem acontecer por problemas de postura e acidentes. O trabalho dele utiliza técnicas e exercícios para restaurar a capacidade física do paciente.


Fotógrafo

Responsável pelos cliques e pelos registros do jogo, o fotógrafo é um profissional técnico e que precisa dominar a câmera fotográfica, e todos os recursos, para registrar os lances futebolísticos. Ter conhecimento sobre as ferramentas, as características de sua câmera, a luminosidade do estádio e estar com olhos bem abertos para os lances são pontos importantíssimos ao profissional.

Em geral, o profissional registra as ações do jogo. Entretanto, o futebol é um espetáculo que envolve torcedores de duas nacionalidades na Copa do Mundo. Por isso, o fotógrafo deverá estar atento para cenas diferenciadas e que chamem atenção em todo o espetáculo esportivo.


Intérprete

O intérprete tem o objetivo de encurtar distâncias comunicacionais presentes em variados ambientes, sejam profissionais, empresariais, esportivos ou universitários. Nesse sentido, a presença de diferentes formas de linguagem em um mesmo espaço pode ocasionar em problemas de comunicação.

0 visualização
bottom of page